quarta-feira, 24 de março de 2010

BBB10: Resultado “surpresa” dos últimos paredões suscita dúvidas


Não é possível afirmar que houve manipulação nos paredões do BBB10. Nem de longe, já que não há nenhuma informação ou fonte que nos leve a crer nisso. Porém, há elementos curiosos nesses dois últimos paredões que começaram a chamar a atenção e mostrar que a tal lisura tanto pregada pela Globo, pode não existir.

No penúltimo paredão estavam Serginho e Dicésar e durante todo o período de votação, o diretor do programa, Boninho, ficou no twitter se divertindo e dando pequenas pontas de informação. Segundo ele, ao contrário do que alguns portais apontavam, na Enquete Oficial do BBB os dois estavam praticamente empatados, se alternando na preferência do público. Boninho afirmou as 3 horas e 30 minutos da tarde de domingo em seu twitter oficial. “Continua empatado, menos de 1% entre os dois. E alternando a liderança”. Naquela mesma noite, Bial confirmou a saída de Serginho com 53% dos mais de 12 milhões de votos.

Um cálculo rápido indica que Serginho foi eliminado com 6 milhões e 360 mil votos aproximadamente, enquanto Dicésar recebeu 5 milhões 440 mil votos. Uma diferença de 980 mil votos. As 3 e meia da tarde de domingo, a diferença era menos de 1%. Vamos acreditar que fosse de 0,9 já para a saída de Serginho. Um exemplo simples: Se neste horário já haviam sido computados 9 milhões de votos, a diferença seria: Serginho 4 milhões 581 mil votos para sair e Dicésar com 4 milhões 419 mil votos para sair, ou seja, diferença de 171 mil votos.

Ainda neste raciocínio, os 3 milhões de votos restantes e que ocorreram após as 3 e meia, teriam que ser assim: 1 milhão 779 mil votos para o Serginho e 1 milhão 221 mil votos para o Dicésar. Seria quase como 60% pro Sérgio e 40% para o Dicésar. A pergunta que não quer calar: por que entre as 3 e meia da tarde até o encerramento houve tamanha disparidade se comparado ao restante do período?

Na votação desta terça-feira foi ainda pior. Com recorde de votação, 90 milhões, o público escolheu que Anamara deixasse a casa com 57% dos votos, ou algo em torno de 51 milhões e 300 mil. Lia teve 43% da preferência para sair, ou seja, 39 milhões e 700 mil votos. Diferença de 11 milhões e 600 mil votos.

Novamente Boninho andou comentando no twitter sobre a votação. Segundo ele com 40 milhões de votos havia “mudado”, isso por volta do meio dia de terça. Tudo e com equilíbrio, ele afirmou várias vezes que as duas tinham chance. Em 10 horas essa votação chegou aos 90 milhões, ou seja, foram 50 milhões de pessoas votando em 10 horas, isso dá mais de 1300 votos por segundo. Sistema poderoso o da Globo, certo?

E se, com 40 milhões de votos havia ocorrido uma mudança, devemos acreditar que a diferença era de, no máximo, 2%, certo? Então, com 40 milhões de votos, é possível que Maroca tivesse 20 milhões e 400 mil votos e Lia tivesse 19 milhões e 600 mil votos, ou seja, diferença de 800 mil votos. No restante do dia, com 50 incríveis milhões de votos, Maroca precisaria ter recebido algo em torno de 31 milhões de votos e Lia apenas 19 milhões, diferença de 62% contra 38% de Lia nas horas finais. Mudança brusca, não?

Volto a frisar que é impossível afirmar que houve armação, porém, a Enquete UOL, é a única levada a sério na Internet e, nesta edição, havia acertado todas as previsões. Coincidentemente ela errou apenas as duas em que o diretor do programa Boninho passou a comentar sobre a votação.

O diretor de um programa com a dimensão do Big Brother Brasil 10 não deveria e nem poderia ficar em uma página de relacionamentos tentando direcionar o público, informando quantidade de votos e o equilíbrio da votação, pois o que se vê no resultado final é algo completamente diferente, além disso interferir na votação e manchar a lisura.

Uma pergunta no ar: pode ser levada a sério uma enquete em que o diretor do programa consegue ver a parcial?

Por: Daniel César - TV x TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário