segunda-feira, 29 de março de 2010

Morre o jornalista Armando Nogueira aos 83 anos


Morreu em seu apartamento na Lagoa, na zona sul do Rio de Janeiro, o jornalista Armando Nogueira, aos 83 anos. Ex-diretor de jornalismo da TV Globo de 1966 a 1990, ele lutava contra um câncer no cérebro desde julho 2007. Nos últimos meses, estava sob os cuidados de uma enfermaria montada em sua residência. No entanto, o quadro se agravou recentemente.

Autor de dez livros, Nogueira nasceu em Xapuri, no Acre, e formou-se em direito no Rio. De acordo com sua biografia oficial, em 1950 começou a carreira de jornalista no "Diário Carioca". Foi repórter, redator e colunista. Trabalhou na "Revista Manchete", como redator principal na gestão de Otto Lara Resende. Em "O Cruzeiro", foi repórter fotográfico de 1957 a 59.

Em 1959, Nogueira entrou para o "Jornal do Brasil", onde foi redator e colunista. Lá, de 1961 a 1973, assinou a coluna diária "Na Grande Área". Como repórter, fez a cobertura de todas as Copas do Mundo a partir de 1954. Começou no telejornalismo em 1959, na antiga TV-Rio, canal 13. Ele dirigiu a Central Globo de Jornalismo da TV por 24 anos e, após a polêmica edição do debate entre os candidatos das eleições presidenciais de 1989, Nogueira passou a dedicar-se integralmente ao jornalismo esportivo.

O jornalista participou da cobertura dos Jogos Olímpicos desde 1980, em Moscou. Ele trabalhou ainda na Rede Bandeirantes e atualmente estava no SportTV, onde apresentava o programa "Papo Com Armando Nogueira", e na Rádio CBN, onde participava do CBN Brasil.

Fonte: UOL TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário