terça-feira, 30 de março de 2010

Liminar obriga Globo a esclarecer a questão da AIDS no BBB



A Justiça concedeu liminar para obrigar a Rede Globo de televisão a esclarecer durante o programa Big Brother Brasil 10 as formas de transmissão do vírus HIV. Em caso de descumprimento da decisão, a emissora estaria sujeita a multa de R$ 1 milhão.

O esclarecimento foi levado ao ar no final do primeiro bloco do programa na noite de segunda-deira, véspera da grande final.

A decisão atendeu a ação movida pelo MPF (Ministério Público Federal) após a emissora exibir declarações de Marcelo Dourado, um dos participantes do reality show, dizendo que heterossexuais não pegam Aids.

O juiz Paulo Cezar Neves Junior, da 3ª Vara Civil Federal de São Paulo, destacou que o esclarecimento deve ser dentro do contexto do falado pelo participante Marcelo Dourado.

De acordo com informações do MPF, a emissora deveria dedicar ao esclarecimento o mesmo tempo usado para exibir as informações equivocadas ditas por Dourado no dia 9 de fevereiro.

O fato

Em conversa com outros moradores da casa do BBB 10, Dourado disse que um homem portador do vírus da Aids “em algum momento teve relação com outro homem”, porque, segundo ele, “hetero não pega Aids”. Ele disse ainda que obteve a informação com médicos, e concluiu: “Um homem transmite para outro homem, mas uma mulher não passa para o homem”.

Como todos sabem esta informação está errada, já que qualquer um, sendo hetero ou homossexual está sujeito ao contágio pelo HIV. A declaração do lutador foi interpretada como uma declaração homofóbica e despertou a ira de ONGs ligadas ao movimento gay.

Após o trecho ir ao ar, com sete dias de atraso, o apresentador Pedro Bial disse apenas que “as opiniões e batatadas emitidas pelos participantes deste programa são de responsabilidade exclusiva dos participantes deste programa. Para ter acesso a informações corretas sobre como é transmitido o vírus HIV, acesse o site do Ministério da Saúde”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário