segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Bianca Bin extravasa lado espevitado


Tem gente que procura o teatro para vencer a timidez. Foi assim com atriz Bianca Bin, a Fátima de "Passione", da Globo. "Eu mal dizia 'oi'. Não conseguia olhar a pessoa no olho", recorda. Quando abriu um curso no colégio em que estudava, em Itu, interior de São Paulo, ela resolveu experimentar a novidade. "Foi mais aquela coisa de ir na onda e meus pais concordaram porque iria me ajudar na timidez", conta. Mas não demorou para o teatro ser mais do que um jeito de se desinibir. Dois anos depois, Bianca já tinha certeza de que queria a interpretação como profissão. Por isso, tentou convencer os pais a deixá-la se mudar para São Paulo, onde poderia fazer bons cursos. A ideia deles era liberar a filha quando ela completasse 18 anos. Mas uma prima já morava na capital e estava procurando alguém para dividir o apartamento. Era a oportunidade que Bianca precisava. "Sempre fui muito ansiosa e quis viver as coisas antes do tempo. Consegui sair de casa aos 16", conta a atriz, que ainda se diz muito tímida.

Hoje, aos 20 anos, Bianca vive uma adolescente na ficção. Na história, a espevitada Fátima já passou por "poucas e boas". Fez um aborto logo no início da trama, descobriu que sua irmã era, na verdade, sua mãe e ainda quer saber a identidade do pai. No campo amoroso, a personagem está bem. Afinal, se curou da paixão doentia por Danilo (Cauã Reymond) e descobriu o amor por Sinval (Kayky Brito). "As pessoas estão apostando no casal", revela. Mas, quando Fátima fez um aborto, a repercussão foi polêmica. Isso porque muitas mães abordaram Bianca para criticar a atitude de sua personagem. "Acho que serviu como uma lição do que não deve ser feito e reforçou a importância do diálogo na família", defende.

Para encontrar o tom, Bianca resolveu fazer um trabalho de observação. Como Fátima é uma menina de Tatuapé, zona leste de São Paulo, a atriz foi até o local para captar alguns trejeitos das adolescentes de lá. "Fiquei vendo como elas falavam, como se vestiam, como caminhavam", conta. Por pouco, a dedicação não é voltada para outra personagem. Afinal, Bianca fez o teste para "Passione" interpretando um texto de Lorena, papel que ficou com Tammy Di Calafiori. Na cena, a menina conversava com Stela (Maitê Proença), sobre o fato de ter se apaixonado pelo ex da mãe. Mas a direção achou que Bianca tinha mais a ver com Fátima. "Eles disseram que eu, com meu jeito moleca, tinha mais a acrescentar para essa personagem. Aí, não precisei fazer outro teste", conta.

Foi através de teste também que Bianca conseguiu sua estreia na TV, interpretando Marina, a protagonista da temporada de 2009 de "Malhação". Por conta do trabalho, ela, que havia feito a Oficina de Atores da Globo, teve de morar no Rio de Janeiro. Dessa vez, a mudança foi mais drástica. Afinal, quando resolveu estudar teatro em São Paulo com 16 anos, estava perto de casa. "Qualquer dor de barriga, estava a uma hora de Itu", diz, aos risos. As primeiras semanas foram as mais difíceis. Bianca chegava das gravações e chorava. "Minha mãe me ligava e eu não queria mostrar que estava chorando. Vinha aquele nó na garganta", afirma. Mas, hoje em dia, ela está mais do que adaptada. "Agora não me imagino em outro lugar. Tenho meu cantinho, minha vida", conta a atriz, que faz planos para quando a trama de Silvio de Abreu chegar ao fim. "Quero voltar a estudar porque estou sentindo falta de teoria, de ler textos de teatro. Também quero me arriscar no cinema", revela.

Fonte: UOL TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário