sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A difícil missão da novela "Balacobaco"


O vídeo, divulgado pela emissora no último sábado (22), com a música completa e várias cenas da trama, deixou no ar uma vontade imensa de assistir logo o primeiro capítulo. Há muito tempo não se via uma música tão “chiclete” abrindo uma novela da Record. A expectativa em torno de “Balacobaco” está muito grande e não é à toa.

Outra propaganda da nova aposta da emissora dos bispos também chamou atenção pela criatividade: trata-se de uma chamada inspirada no horário eleitoral gratuito. “Interrompemos nossa programação para a exibição da propaganda de uma novela obrigatória”, dizia a chamada, apresentando, nos moldes eleitorais, características de alguns personagens.

Mas, afinal, o que “Balacobaco” tem que ter para reconquistar o público de novelas da Record que foi embora, ao longo dos últimos anos, para os concorrentes? Uma regra é básica: o primeiro capítulo tem que arrepiar todos os telespectadores. Arrepiar com cenas de ação, que arranque suspiros, que mexam emocionalmente com o público. O primeiro capítulo tem que emocionar, assustar, tirar mesmo as pessoas do sofá.

Nenhum autor é capaz de conseguir manter o ritmo forte durante a novela inteira, mas o primeiro dia precisa ser inesquecível. Se não o público não volta, não se interessa. Genericamente falando, “Máscaras” pecou muito nisso: sua primeira semana foi morta, sem atrativos. Quando tentou dar a volta por cima, não adiantava mais.

“Balacobaco” carrega a missão de levantar novamente o horário nobre da Record, como outras novelas, por exemplo “Chamas da Vida”, fizeram. Esse é o único jeito da emissora voltar à vice-liderança isolada, da onde saiu – por incompetência própria – há algum tempo.

Ficamos então na expectativa de assistir “Balacobaco”, no próximo dia 4 de outubro. Que a Record não nos desaponte. Como já desapontou.

Fonte: Na Telinha

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