segunda-feira, 25 de março de 2013

As semelhanças entre "Flor do Caribe" e "Salve Jorge"


‘Flor do Caribe’ se assemelhou um pouco a ‘Salve Jorge’ nestas duas primeiras semanas. Mesmo que tenham sido usadas apenas como pano de fundo, as imagens feitas na Guatemala, que mostraram Ester (Grazi Massafera) procurando por Cassiano (Henri Castelli) na última quarta-feira (20), pareciam retiradas de uma novela de Glória Perez. Afinal, apresentar culturas de outros países é uma das marcas registradas da novelista.

Outro ponto em comum entre as novelas globais é a escravidão. Em 'Flor', Cassiano foi preso por um receptador de pedras preciosas e está trabalhando para ele como escravo. Será lá que o mocinho passará os próximos 7 anos, sob vigilância de capangas e sem receber salário algum. Da mesma forma que Morena (Nanda Costa) em 'Salve', o piloto tentará escapar várias vezes, sem sucesso.

Já a parceria com Duque (Jean Pierre Noher), que levou Cassiano a se entregar aos capangas em sua segunda tentativa de fuga, lembra a amizade da mocinha de Glória Perez com Jessica (Carolina Dieckmann). Como aconteceu na novela das nove, ao que tudo indica, os dois prisioneiros também voltarão ao Brasil juntos.

O curioso é que a Rede Globo costuma evitar a repetição de temas em suas novelas. Em 'Avenida Brasil’, por exemplo, estava previsto que a personagem Suelen (Ísis Valverde) seria vítima de tráfico de pessoas e, por isso, estava jurada de morte pelo cafetão Ramón (Willian Vitta), de quem havia fugido. No entanto, a história não foi contemplada, pois 'Salve Jorge', sua substituta, abordaria este tipo de crime.

Ester descobre que está grávida de Cassiano - Outro acontecimento que pode ser comparado virá à tona no próximo sábado (23), quando a protagonista descobrir que está grávida de seu amor. Ele, obviamente, não ficará sabendo que é pai (da mesma forma que o Théo de 'Salve Jorge'), devido ao seu sumiço. Ester contará a novidade para a amiga e cunhada Taís (Débora Nascimento) logo após passar mal: "Eu estou grávida! Tô (sic) esperando um filho do Cassiano!”

É, não se pode negar que as duas tramas têm muito em comum, inclusive nos erros de continuidade. Assim como os cabelos de Morena oscilam entre os lisos e os encaracolados em várias sequências, Cassiano também tem uma barba que tem aparecido e desaparecido com frequência nesses primeiros capítulos da novela das seis. Só nos resta esperar que ambas as histórias entrem nos trilhos o mais breve possível, para alegria de todos e felicidade geral da nação.

Com informações do Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário