terça-feira, 26 de março de 2013

Globo lança "Tenda dos Milagres" em DVD


Em um cenário marcado pelo racismo na Bahia dos anos 30, um homem recebe uma missão: ser a luz do seu povo e lutar pela valorização da cultura negra. Essa é a saga do ogã Pedro Arcanjo, interpretado por Nelson Xavier, na minissérie ‘Tenda dos Milagres’. Quase 30 anos após sua exibição na TV, a história baseada no romance homônimo de Jorge Amado, é lançada em DVD, pela Globo Marcas. São quatro discos com mais de 13 horas de duração que trazem a minissérie na íntegra.

“Ele era um intelectual, um herói brasileiro que pregava o amor livre”, relembra Nelson Xavier. “Arcanjo era um homem apaixonante, que viveu seu tempo plenamente. Posso até arriscar que ele foi quase o fundador da sociologia brasileira com toda a sua visão sobre a miscigenação e particularidades da nossa cultura”, brinca, ao expressar a felicidade de resgatar um dos principais personagens de sua carreira.

A trama começa com o ogã Pedro Arcanjo (Nelson Xavier), no leito de morte, relembrando seu passado. A partir de suas recordações, a história volta a Salvador de 1913, quando os negros ainda eram perseguidos. Nessa época, Arcanjo recebe uma incumbência de sua mãe de santo Magé Bassã (Chica Xavier): defender o povo e a cultura negra e integrá-los à sociedade brasileira. E na luta contra o racismo, ele se envolve com mães e pais de santo, prostitutas e mestres de capoeira em muitas aventuras, festas e amores.
No decorrer da história, Arcanjo se apaixona pela sua grande aliada, a jornalista e libertária Ana Mercedes (Tânia Alves), fundadora do jornal Tenda dos Milagres. Ele enfrenta o rival, Nilo Argolo (Oswaldo Loureiro), um médico-legista que tenta provar a qualquer custo a superioridade da raça branca por meio de pesquisas científicas. E ainda encara o inescrupuloso delegado Francisco Mata Negros (Francisco Milani), que está ao lado de Argolo na luta contra os negros.

A amizade de Arcanjo com Mestre Lídio Corró (Milton Gonçalves); o amor proibido pela incompatibilidade de santos de Budião (Antonio Pompêo) e Sabina (Solange Couto); e a paixão interracial de Damião (Joel Silva) e Luísa (Julia Lemmertz) são outras histórias que colorem a trama e ilustram a Bahia de Jorge Amado.

No DVD, o público poderá rever e matar as saudades das atuações de Mario Lago (Juiz João Reis), Claudio Mamberti (Pedrito Gordo) e Francisco Milani (Francisco Mata Negros). Ângela Leal, Daniel Dantas, Antônio Pitanga, Claudio Marzo, Emiliano Queiroz, Gracindo Junior, Louise Cardoso, Myrian Pires, Nicette Bruno, Tony Tornado, Yara Cortes, Ivan Cândido, Anna Iwanow também fazem parte do elenco.

Escrita por Aguinaldo Silva e Regina Braga, a minissérie tem roteiro final assinado pelo próprio Aguinaldo. A trilha sonora traz canções inéditas de mestres como Caetano Veloso, Dorival Caymmi, Walter Queiroz e Moraes Moreira, além de músicas dos cultos aos orixás.

Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário