sexta-feira, 16 de julho de 2010

Ana Paula Tabalipa analisa sua carreira


Os olhos azuis, o rosto sereno e a voz firme são algumas das primeiras impressões deixadas por Ana Paula Tabalipa, a Iara de "Ribeirão do Tempo". Em vez dos cabelos lisos, agora é a vez dos dreadlocks --as tranças rastafaris. "Ele só me ocupa um tempo porque ele é limpo", garante ela, que dedica quatro horas do dia para secar as madeixas. O novo visual cheio de personalidade nada lembra a estreante que ingressava, em 1995, no elenco da novela "Malhação", da Globo, como a problemática adolescente Tainá.

Em 1996, foi a vez de participar da série infantil "Caça Talentos", também da Globo. "Adorei fazer a fada Palmira", relembra. A carreira de atriz veio sem querer. "Eu nunca quis ser atriz", atesta ela que começou aos 13 anos trabalhando como modelo e que gostava do que fazia. Aos 15 anos, ela passou para o curso de engenharia, mas nem chegou a frequentar a faculdade. O diretor Roberto Talma, após assistir a um dos seus comerciais, convidou a jovem para interpretar Tainá. "Malhação' foi meio que sem querer. Não sabia se era isso que queria. Demorei um tempo para ver que queria ser atriz", afirma.

Falta de planejamento é algo comum na vida desta carioca. Depois de passar por novelas e minisséries, foi assim que ela ingressou na carreira de apresentadora. "Não acho que tenha uma carreira de verdade. Sou apenas uma atriz que apresentei o 'Troca de Família' durante duas temporadas", diz. A possibilidade de comandar um programa na emissora onde era contratada como atriz deu uma grande felicidade a Ana Paula. "Quando fui chamada para apresentar o 'Troca', levei um susto", revela, aos risos.

Nesta fase, o desafio maior para ela foi o teleprompter --aparelho que projeta sobre a câmara o texto que deve ser lido pelo apresentador. "Tinha pavor de ficar igual a candidato político que fica com o olhinho mexendo", brinca. Mesmo assim ela não desistiu. A correria da gravação e a interação com a equipe foram algumas das razões que ela mais gostava. "Eles sempre diziam 'vamos Ana, vamos', 'vai troca, troca' ou então 'acabou, acabou", recorda a atriz que, paralelamente ao programa, estava na novela "Chamas da Vida", da Record. "Sou atriz para todas as novelas que eles me chamarem", justifica a jornada dupla.

Ana Paula Tabalipa leva em consideração três fatores para aceitar um papel: a equipe, o diretor e o autor. "Ribeirão do Tempo" é a quarta novela que ela faz na emissora e em todas elas trabalhou com o Edgard Miranda, duas como diretor ("Prova de Amor" e "Vidas Opostas") e duas como diretor-geral ("Chamas da Vida" e "Ribeirão do Tempo"). "Se ele me oferecer um papel em que eu apareça uma vez por mês, eu aceitarei porque gosto de trabalhar com ele. E sua equipe é sensacional", conta a atriz. Depois de viver uma protagonista no SBT, em "Jamais Te Esquecerei", ela enfatiza que o destaque do papel não é garantia de sossego. "Lá trabalhei sob pressão porque tínhamos de gravar uma novela em quatro meses. Não quero esse estresse para minha vida, mas trabalhar feliz. Gosto do que faço", confessa.

Uma das maneiras encontradas pela atriz para encontrar essa paz, e também relaxar, é praticando ioga. Sempre que pode, fica três horas meditando, mesmo morando sozinha com três filhos e contando com a ajuda de uma babá. "Hoje acordei, levei um para o futebol, o outro para o curso de inglês e o outro não quis ir para o futebol. Fui malhar, voltei e ajudei eles no dever de casa", dispara Ana Paula, com um fôlego de atleta para fazer muita coisa ao mesmo tempo.

Fonte: UOL TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário