quinta-feira, 29 de julho de 2010

Raymundo de Souza: "sempre fiz cafajestes"


O cabelo pouco grisalho, o olhar certeiro e a voz firme apresentam o ator que por muito tempo na televisão fez papéis de cafajeste, mulherengo ou bon vivant. Raymundo de Souza agora vive o Virgílio, de "Ribeirão do Tempo", da Record. Natural de Santo André, na Grande São Paulo, Raymundo começou aos 16 anos no teatro por causa de um amigo. "Ele trabalhava em uma companhia e eu só queria ganhar um dinheirinho no final de semana", relembra ele, que começou como contrarregra e em pouco tempo estreou profissionalmente nos palcos com o espetáculo "Os Gigantes da Montanha", do escritor Luigi Pirandello.

Aos 58 anos, com mais de 40 anos de carreira e aproximadamente 40 espetáculos no currículo, Raymundo de Souza começou na TV em 1979, na novela "Cara a Cara", da Band. Ele já passou pelas principais emissoras do país: CNT, SBT, TV Cultura, Record, Manchete e Globo. Dentre os seus papéis na telinha, os que mais destacaram, segundo o ator, foram os personagens Dimas, da primeira versão de "Sinhá Moça", da Globo, e o Haroldo, de "Vidas Opostas", da Record. "O Dimas foi um herói, rico e inteligente. O Haroldo foi bem realista, bem brasileiro e humano na rotina da vida do morro", recorda.

Em "Ribeirão do Tempo" é a quarta vez que Raymundo de Souza repete a parceria com o autor Marcílio de Moraes. Eles também já trabalharam nas novelas "Mandala", da Globo, "Vidas Opostas" e na série "A Lei e o Crime", estas duas últimas da Record. Para o ator, não há problema em viver mais um personagem do tipo canalha. "Sempre fiz cafajestes. Na Globo eu só fazia policial ou bandido. Já na Record, eu posso interpretar pai de família e outros próximos da realidade", afirma.

Fonte: UOL TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário