segunda-feira, 12 de julho de 2010

Murilo Benício fala sobre 'Ti-ti-ti'


Quando Ti-ti-ti foi exibida pela Globo, em 1985, Murilo Benício tinha apenas 11 anos. Ele assistia à novela sentado no sofá de sua casa, ao lado da mãe, em São Francisco, Niterói. Vinte e cinco anos depois, o ator não esconde o orgulho e a emoção de protagonizar o remake da trama de Cassiano Gabus Mendes, vivendo um dos principais personagens, o Ariclenes, que na primeira versão foi interpretado por Luis Gustavo. Adaptada por Maria Adelaide Amaral, Ti-ti-ti, a nova novela das sete, estreia no próximo dia 19.

– Aceitei na hora quando o Jorginho (Fernando, diretor da novela) me convidou – conta. – Liguei para avisar minha mãe, e a primeira coisa que ela me perguntou foi: “Qual dos dois você vai fazer?”

Murilo ainda não conversou com Luis Gustavo, que fará uma participação na trama como o detetive Mário Fofoca. Mas brinca, dizendo o que fará quando o encontrar:

– Vou beijar seus pés.

Durante a preparação, o ator preferiu não rever imagens da primeira versão. No remake, ele contracena com Alexandre Borges, que faz o papel do outro protagonista, o estilista Jacques Leclair, vivido por Reginaldo Faria no original. Para rivalizar com Jacques no mercado da moda e atingir a fama a qualquer custo, o trambiqueiro Ariclenes vai se transformar no costureiro espanhol Victor Valentim.

– Ele daria a vida para vestir a Britney Spears – diverte-se o ator. – Tenho uma memória romântica da novela, por isso não quis rever. É uma história que não tem um vilão. Os dois são mocinhos e se odeiam.

Murilo afirma que não encara o papel como “uma responsabilidade”, mas deixa claro que deseja fazer com que o público que ainda não assistiu à novela se divirta muito. Para ele, não existe uma fórmula de sucesso, apesar de a trama ser conhecida e reunir um elenco de peso:

– A ideia é que a novela dê certo. Por isso, é importante que a gente torça para todos. Ajuda muito quando a gente tem um diretor que é ator, como o Jorginho, que sabe as dificuldades pelas quais um ator passa. Não sabemos se vai ser um sucesso, mas fazemos de coração aberto.

Para ser protagonista, Murilo teve que fazer dieta. Emagreceu 10 quilos em dois meses, depois de ter chegado a pesar 96kg quando encarnava o tenente Wilson, da série Força-tarefa. Além do acerto de contas com a balança, ele tem tido aulas de espanhol.

– Estou sofrendo um pouco, mas ainda não sei se ele vai falar o idioma direito ou errado.

Referências? O ator garante que seu Victor Valentim não é inspirado em Dener, famoso costureiro brasileiro dos anos 60 e 70. Ele conta que busca um jeito diferente de interpretar o personagem e que se entrega à direção de Jorge Fernando na comédia.

– Sou tímido, e o Jorginho é o Cirque du Soleil – brinca. – Ele faz a marca e entende meus limites.

As gravações, porém, dão espaço a improvisos. Murilo gosta de dizer seu texto em cima da fala de seu parceiro de cena, sem esperar a deixa, porque acha mais natural.

– O Jorginho falou que é importante brincar um pouco – comenta. – Acho legal um caco, uma quebra de tempo. Esta liberdade é bacana numa novela.

No quesito moda, o ator confessa errar até na escolha das Havaianas. Apesar disso, revela que gosta das roupas da estilista paulista Bianca Ranucci, de quem se tornou amigo. Segundo ele, para entender o mundo fashion é preciso bem mais do que os nove meses da novela.

– Ouço as pessoas e obedeço – garante Benício. – Quando se é jovem, a gente é cafona mesmo. Tem coisas que são muito feias, mas você vai se aprimorando com o tempo. Moda é um universo muito complexo, não basta só saber o nome de lojas e grifes.

Fonte: JB On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário