quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Murilo Rosa fez laboratório no haras do pai


Estar perto da natureza é algo que agrada Murilo Rosa. Vivendo o protagonista Solano, em "Araguaia", o ator está tendo a chance de consolidar um ideal que nem sempre é possível para quem mora na cidade grande. Principalmente antes da estreia da novela, quando passou 40 dias em São Félix, Luiz Alves e Pirenópolis --cidades à beira do rio que dá nome ao folhetim-- gravando e se preparando para o novo personagem. "Nadei com jacaré e pesquei muito. Acordávamos às quatro da manhã todos os dias para pegar um barco por 40 minutos", conta. Como, na trama, Solano é um domador de cavalos, Murilo precisa conviver intensamente com o bicho. Mas andar a cavalo não é nenhum mistério para o ator. Afinal, ele já teve essa experiência em alguns trabalhos que fez na TV, como em "A Padroeira", "Mandacaru" e "América". "Sou conhecido do pessoal que cuida dos cavalos aqui da Globo como um bom cavaleiro, mas ousado demais. Do tipo que o cavalo cai e eu não caio", garante.

O estilo arrojado de montaria, no entanto, teve de ser deixado um pouco de lado. Isso porque, na história, Solano trabalha com a doma racional --aquela que não utiliza a violência para ensinar o animal-- e mantém uma espécie de relação de amizade com o cavalo. "Sempre fui um cavaleiro vigoroso. Mas agora é o contrário disso, não vou ficar correndo com o bicho", explica. "O Solano tem uma coisa mais tranquila com o animal. Ele anda, o cavalo anda atrás. Ele para, o cavalo para também", afirma. Para entender um pouco melhor esse estilo de domador, Murilo leu o livro "O Homem que Ouve Cavalos", de Monty Roberts. Além disso, buscou referências no próprio pai, que é criador de cavalos em Anápolis, no estado de Goiás, e possui um haras há quase 20 anos. Lá, ele teve uma aula com um profissional para aprender a doma racional. "Você não monta o cavalo e sai pulando. Depois, até monta, mas só quando ele vira seu amigo", destaca.

O trabalho de composição, aliás, não se limitou ao contato intenso com os animais. Na história, Murilo forma um triângulo amoroso com Milena Toscano e Cleo Pires, que interpretam, respectivamente, a mocinha Manuela e a misteriosa Estela. Por isso, o ator procura entender a diferença entre a relação que seu personagem estabelece com cada uma delas. "Com a Manuela, é uma coisa de gato e rato. Com a Estela, tem uma proibição porque ela era mulher do pai dele", diz. Além de ter as características de um típico mocinho, Solano é um sedutor. Para não cair no clichê, Murilo aposta no humor do papel. "Mas é um tipo de humor que não é comum nos heróis românticos. O Solano é irônico. Acho que é o que diferencia", opina.

Acostumado a viver bons moços na TV, Murilo empolga-se quando fala do lançamento, este ano, de quatro filmes em que protagoniza: "Como Esquecer", de Malu Di Martino; "Aparecida", de Tizuka Yamazaki; "Área Q", de Gerson Sanginitto, e "Olho da Rua", de Rogério Correa da Silva. "São personagens completamente diferentes um do outro. Em 'Como Esquecer', faço um 'gay' e, em 'Aparecida', faço um homem mais velho, de cabelo branco", conta. Nas novelas, Solano é o terceiro personagem com o título de protagonista na carreira do ator. Mas Murilo encara isso apenas como um detalhe.

Fonte: UOL TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário