quarta-feira, 13 de outubro de 2010

“Passione” ganha ou perde ao virar drama policial?


Como há muito tempo não se via nas novelas, em “Passione” é difícil dizer quem é vilão e quem é mocinho. Seja pelo viés do drama, seja do humor, quase todos os personagens da trama são relativamente complexos, com defeitos e qualidades, virtudes e fraquezas.

A trama de Silvio de Abreu é, de longe, uma das melhores exibidas no horário nos últimos anos. Ainda assim, segue sem estourar nos índices de audiência. Tem conseguido bons resultados, mas está longe de ser um fenômeno.

Isso talvez explique o investimento em promoção e divulgação da notícia que um personagem da novela seria assassinado na noite de segunda-feira. Não me recordo de uma ação de marketing tão intensa da Globo com uma novela que já está há mais de quatro meses no ar.

O ponto culminante deste esforço foi a gravação de cenas de cinco diferentes mortes com o objetivo declarado de despistar a imprensa especializada e manter o público sob suspense até o início do capítulo de segunda-feira.

As cinco cenas foram exibidas no “Fantástico”, domingo, e colocadas na Internet. O programa informou que assistiu as gravações e chegou a fazer uma enquete, pedindo para o público votar em qual dos cinco personagens gostaria de ver morto.

A cena do assassinato de Saulo exibida no “Fantástico” mostrava o personagem sendo baleado ao abrir uma porta. No capítulo que foi ao ar no dia seguinte, Saulo apareceu morto em cima de uma cama, esfaqueado. A cena vista no programa dominical foi, portanto, gravada especialmente para efeitos de promoção – algo muito pouco usual.

Na festa de lançamento de “Passione”, em maio, Silvio de Abreu havia contado que um personagem seria assassinado por volta do capítulo 100, colocando em movimento a máquina de gerar especulações sobre quem seria a vítima. A ação promocional realizada pela emissora resultou no melhor índice de audiência da novela até o momento – 41 pontos no Ibope.

Tem início agora a segunda fase de “Passione” – o “quem matou Saulo?”. Ao estilo Agatha Christie, já testado com sucesso em outras novelas, há quase uma dezena de suspeitos. O capítulo de segunda-feira serviu justamente para o autor distribuir pistas falsas a granel, tentando despertar o detetive que há dentro de cada espectador.

Até o final, tudo indica, a trama vai girar em torno deste mistério. Para quem estava se divertindo com a riqueza dos personagens da novela, ver “Passione” virar “Um Corpo no Motel” é preocupante.

Fonte: Mauricio Stycer, do UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário