sábado, 30 de abril de 2011

Vida de Paulo Coelho vai virar filme


Após ter comentado pelo Twitter, na última quarta-feira, sobre a visita de Carollna Kotscho à sua casa, para a leitura final do roteiro do filme sobre sua vida, o escritor Paulo Coelho decidiu publicar um resumo do que foi conversado neste encontro, contando alguns detalhes do roteiro.

- Em 2005, quando assisti a “Os dois filhos de Francisco”, perguntei a um amigo se conhecia a pessoa que fez o roteiro do filme. Tinha interesse de encontrá-la apenas para conversar sobre a maneira brilhante de contar uma história que, em principio, não me interessaria nada, e terminou me comovendo. Meu amigo conhecia a autora, Carolina Kotscho. Nos encontramos e conversamos. Durante a conversa, veio a ideia de fazer um filme sobre minha vida. Eu hesitei, mas Carol foi persistente. Finalmente terminei cedendo. Algumas semanas depois, os produtores entraram no jogo.

Paulo continua contando que durante os dois anos seguintes, duas coisas aconteceram em paralelo: por um lado, Carol começou uma pesquisa intensa sobre sua vida, e por outro lado um batalhão de advogados americanos sentou-se com sua agente, Monica Antunes, para acertar os detalhes do contrato.

- A conversa com os advogados parecia não levar a lugar nenhum. Queriam ter controle sobre minha história – que me possui, e foi vivida com muito sangue, suor, e lágrimas. Não contente em fuçar todos os meus arquivos pessoais, antigos diários, etc, Carol queria encontrar-se comigo todos os meses.

Eu já tinha dado três longas entrevistas sobre minha vida. A primeira para o jornalista do El Pais, Juan Arias, que resultou no livro “Confissões de um peregrino”, a segunda para o biógrafo Fernando Morais, que escreveu a biografia “O Mago”, e a terceira para Herica Marmo (Editora do Sessão Extra), resumida ao período musical, que teve como resultado o excelente “A canção do mago”, a mais completa publicação a respeito de minha encarnação como letrista.

Paulo segue dizendo que estava farto de falar a respeito de si mesmo. Mas Carol não desistiu. Nos anos seguintes, eles se encontraram em diferentes países (Brasil, Turquia, Alemanha, França, Áustria). O resultado são dez DVDs de entrevistas.

- Todos fizemos um pacto: não falaríamos sobre o assunto até que chegássemos ao roteiro final _ conta.

O roteiro final - Anteontem, dia 28 de abril de 2011, Paulo e Carol se encontraram para a leitura final do roteiro.

- Cabe lembrar aqui que eu eu não tinha lido nenhuma das muitas versões anteriores.

Era a primeira vez que iria escutar como seria minha história nas telas. Eu tinha três perguntas para Carol:

- Quem é o diretor? Quem irá me interpretar? Quando estreia?

Ela respondeu a primeira pergunta com outra:

- Quem voce gostaria que fosse o diretor?

- Clint Eastwood.

Carol não gostou muito. Disse que qualquer diretor americano iria reescrever por completo o roteiro. Pelo visto tem uma carta na manga, mas não revelou.

Quanto às outras duas perguntas: Quem irá me interpretar é um ator muitíssimo mais bonito que eu! Não posso dizer o nome aqui porque o contrato não está assinado, mas o ego inflou: será que ela me vê desta maneira? Diga-se de passagem que considero este ator o MELHOR da atualidade. Mas Carol não sabia disso. Finalmente, a data de estreia está prevista para o final de 2012.

Carol ainda fez uma nova entrevista com Paulo, que se surpreendeu com as próprias respostas:

- A medida que a leitura prosseguia, eu redescobria a mim mesmo. Me perguntava em silêncio: “por que agi assim? de onde veio a coragem para superar tal situação? como é que pude ser tão agressivo diante de tal experiência?” Foram três horas de emoção, surpresa, e alegria. O roteiro está ótimo.

Paulo completa dizendo que não tornará a falar sobre o filme até novembro do ano que vem.

Quem você acha que vai interpretar Paulo Coelho no cinema?

Fonte: Jornal Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário