segunda-feira, 16 de maio de 2011

Armando Babaioff é defensor da sustentabilidade


Armando Babaioff sabe que as pequenas atitudes que toma em casa já podem ajudar na preservação do meio ambiente. O ator, de 29 anos, contou o que costuma fazer em seu apartamento em Copacabana, no Rio de Janeiro, para diminuir os impactos do que consome na natureza.

"Evito deixar os equipamentos eletrônicos na tomada se estão fora de uso. Quando fico em casa, acendo apenas a luz do ambiente em que me encontro. Por exemplo, se estou lendo um livro fico só com uma lâmpada acesa e deixo os outros cômodos apagados. O mesmo acontece quando estou decorando textos ou usando o computador. Sempre passo apagando as luzes dos lugares que não estão ocupados, e os acendo quando há necessidade", disse.

Morando sozinho desde 2004, quando deixou a casa dos pais para se dedicar à carreira, atualmente ele divide o apartamento com a irmã, Sara, dois anos mais nova. E diz que se vira bem no fogão. “Adoro cozinhar. Minha especialidade é macarrão, de todos os tipos". Mesmo com o fim das gravações da novela "Ti-ti-ti", na qual se destacou interpretando o surfista homossexual Thales, Babaioff tem parado pouco em casa, por conta do espetáculo "A Escola do Escândalo”, dirigido por Miguel Falabella e que fica em cartaz no Rio de Janeiro até junho, quando passará a ser apresentado em São Paulo. No tempo livre, ele não descuida dos hábitos sustentáveis.

"Procuro usar os eletrodomésticos de forma inteligente. Acumulo a roupa suja a semana inteira antes de colocar na máquina de lavar, assim não preciso ligá-la à toa, aproveitando melhor sua capacidade. Já via esses pequenos exemplos em casa, em um tempo em que não se falava de sustentabilidade como agora. Meu pai lavava o carro com um balde, não usava mangueira. Isso de certa forma ficou na minha cabeça e me incentivou aos meus atos de hoje", recorda o pernambucano, que com 9 anos se mudou para o Rio de Janeiro com a família.

No prédio onde mora, a onda da reciclagem também pegou. "Há dois ou três anos, houve a iniciativa de implantar a coleta seletiva. Então separamos o plástico, papel, vidro e metal e, dentro de uma outra lixeira, só colocamos o material orgânico. Os recicláveis ficam no corredor e são recolhidos uma ou duas vezes por semana", explica.

Em suas atividades de lazer, ficar em casa não é prioridade. "Vou muito ao cinema, à praia no fim de tarde e início de noite, cachoeira, à Lapa, encontro meus amigos, almoço no Centro do Rio no fim de semana", enumera o ator que, além de "Ti-ti-ti", tem as novelas "Duas Caras" (2007) e "Páginas da Vida" (2006) no currículo.

Fonte: Revista Quem

Nenhum comentário:

Postar um comentário