sábado, 1 de setembro de 2012

"A Fazenda de Verão" e um novo erro de novo


Aprender com os erros do passado é a melhor maneira de evitar equívocos no futuro.

Essa ideia bastante usada por várias pessoas é o princípio fundamental de quem errou uma vez e aprendeu a não errar de novo da mesma forma. A Record resolveu fazer o reality “A Fazenda” com anônimos, neste próximo verão. Até aí, uma boa ideia. Será interessante. Mas o programa vai ao ar ainda neste ano, pouquíssimo tempo depois da edição com famosos ter acabado.

Vamos fazer uma retrospectiva de decisões semelhantes a que a Record anunciou nesta sexta-feira (31) – de produzir “A Fazenda de Verão” para o quanto antes possível -. No início da década passada, Silvio Santos fez a mesma coisa com “A Casa dos Artistas”, uma edição atrás da outra, sem descanso. Deu no que deu: um fenômeno de audiência, que parou o Brasil e bateu a Globo várias vezes, se transformou num fiasco e saiu do ar.

A própria TV Record fez isso com o mesmo reality em pauta. A primeira edição de “A Fazenda” teve uma repercussão enorme, bateu nos 32 pontos do Ibope em sua final. O canal, então, resolveu fazer uma segunda temporada logo em seguida, sem dar descanso ao formato. Trágico resultado: o programa perdeu quase 30% de audiência. O formato se desgastou muito rapidamente e as edições seguintes continuaram a descer uma ladeira que parecia sem fim, nos números do Ibope.

Agora, após a quinta temporada ter conseguido – ainda que por pouco – frear a queda livre dos números, a Record emendará uma temporada na outra, mais uma vez, fechando os olhos para algo parecido que aconteceu recentemente e não deu bons resultados. Uma atitude suicida. Um preço alto a ser pago.

A edição contará, indo de contra o costume, com anônimos. Há dois erros nisso aí: como possivelmente será exibido no final de 2012 e início de 2013, o programa competirá com o já consagrado "Big Brother Brasil". Em 2010 houve disputa entre os dois programas. Placar no Ibope: “BBB” 30 x 8 “A Fazenda”. Outro erro: a graça de “A Fazenda” está justamente em ver sub-celebridades se envolvendo no cotidiano.

Há chances de dar certo a ideia. Mas, com certeza, colocar “A Fazenda de Verão” com anônimos no ar é enrolar a corda no pescoço.

Fonte: Breno Cunha

Um comentário:

  1. A fazenda de verão é apenas uma forma das pessoas venderem seus corpos para a midia...e conseguirem uma capa de revista de nus... é isso...nada muda, e agora com anônimos piorou, pois são pessoas que não tem vida publica, ou seja, não dispertarão vontade alguma de sabermos como será o dia a dia deles...

    Agora para quem gosta de uma boa baixaria e um programa de apelação poderá aproveitar! As chamadas do programa já mostram qual a proposta dessa nova versão da fazenda...mulheres e homens sem roupa e sem o minimo de vergonha na cara...!!!

    ResponderExcluir