Marcas são capazes de influenciar a escolha
do consumidor e são fundamentais para garantir os lucros da companhia. Por toda
esta importância, a gestão delas é cercada de planejamento, pesquisas de
opinião e muito investimento. Ainda assim, falhas acontecem e são muitas.
Algumas são causadas por fatalidades, outras por descuido e existem casos que
surpreendem quando provocam reclamações inflamadas nas redes sociais. Este
último caso envolve ações que são consideradas inocentes ou bem-humoradas por
quem faz e, politicamente incorretas por ativistas e simpatizantes. Veja alguns
casos:
Chuva
de Twix
Qual marca foi exposta negativamente? TWIX
Como foi todo o episódio? Aconteceu em 2010
e, embora não seja tão recente, os erros foram tantos que vale a menção. A
promessa era fazer chover chocolate em plena Av. Paulista, no dia 30/05, às
14h. A divulgação via redes sociais foi um sucesso. No entanto, a execução foi
uma tempestade de erros: o acesso ao local - um estacionamento - foi fechado
após determinado horário; os chocolates foram jogados manualmente, resultando
em uma distribuição desigual; e, pior, em quantidade insuficiente e misturado a
papel picado. Resultado: #chuvadetwix se tornou trending topic no twitter, a
hashtag #chuvadetwixfail também se destacou e surgiu até uma página de protesto
exclusiva para ação.
Nokia
Lumia 920 e a câmera escondida
Qual marca foi exposta negativamente? Nokia
Como foi todo o episódio? O diferencial do celular
Nokia Lumia 920 é uma tecnologia de estabilização das imagens produzidas por
sua câmera. Nada mais natural do que fazer um vídeo de pessoas em movimento e
provar que as imagens não ficam tremidas. Até aí, perfeito! O problema foi que
consumidores viram, aos 28 segundos do vídeo
(http://www.youtube.com/watch?v=UuX9TVEDbos), o reflexo de um cinegrafista que
estava gravando toda a cena. A empresa se desculpou publicamente e lançou um
novo vídeo, mas o estrago estava feito.
A bala
que atingiu a Nike
Qual marca foi exposta negativamente? Nike
Como foi todo o episódio? Exemplo de
superação, Oscar Pistorius, primeiro biamputado a competir em uma olimpíada,
fazia parte do grupo de atletas patrocinados pela Nike. Em fevereiro, Pistorius
foi acusado de matar a tiros a namorada na África do Sul. Assim como toda a
sociedade, a Nike foi pega de surpresa e teve que tirar do ar, às pressas, um
anúncio que mostrava uma imagem do corredor ao lado da frase "Eu sou uma
bala no cano do revólver". A alusão à velocidade do atleta acabou ganhando
um teor mórbido.
Devassa
e a primeira vez
Qual marca foi exposta negativamente? Devassa
Como foi todo o episódio? Uma frase de duplo
sentido "E você, tá esperando o que para ter sua primeira vez" deixou
a Devassa em maus lençóis. A propaganda foi alvo de reclamações no CONAR por
"dez consumidores que questionaram a "associação da cerveja à
iniciação sexual", e acusaram a peça de estimular jovens a "assumir
um comportamento de risco".
Kinder
Ovo sexista
Qual marca foi exposta negativamente? Kinder
Ovo
Como foi todo o episódio? Baseada em
pesquisas com mães e crianças, a Ferrero - fabricante do Kinder Ovo - apostou
em lançamentos "para meninos" e "para meninas" nesta
Páscoa. A versão masculina é azul e traz brinquedos como carros ou aviões. A
feminina é rosa e os brindes são itens como bonecas ou pulseiras. A empresa não
previu a possibilidade de ser taxada de sexista nas redes sociais, mas foi
exatamente o que aconteceu. Rendeu até um abaixo-assinado no site Avaaz.org.
Kia e a
escravidão das mulheres
Qual marca foi exposta negativamente? Kia
Motors e TV Globo
Como foi todo o episódio? A novela Salve
Jorge incluiu a gravação de um comercial falso para a montadora - e a
garota-propaganda contratada foi uma das mulheres vítimas do tráfico
internacional. Rosângela, interpretada pela atriz Paloma Bernardi, estrelou o
merchandising em trajes sensuais. Imediamente, as críticas surgiram nas redes
sociais: pegou mal a associação entre a marca e a contratação de mulheres
escravizadas.
Fonte: Yahoo
Nenhum comentário:
Postar um comentário