quarta-feira, 24 de julho de 2013

As emissoras e a chegada do Papa


Enquanto todas as emissoras (até RedeTV! e Gazeta) já apresentavam imagens do avião que trouxe o Papa Francisco ao Brasil sobrevoando o Rio de Janeiro, o SBT demorou um pouco mais para interromper sua programação. O capítulo da novela mexicana "Cuidado com o Anjo" só deu lugar ao plantão jornalístico quando a porta do avião começou a ser aberta e o pontífice apareceu para a Nação.

Carlos Nascimento - que já havia participado da cobertura da vinda dos outros dois papas que visitaram o País - foi o âncora da transmissão. Chegou a dizer que Francisco não bateu João Paulo II em carisma, mas superou (e muito) Bento XVI no quesito simpatia.

Minutos depois, a emissora voltou com sua programação normal - assim como Globo (Sessão da Tarde) e Record (Programa da Tarde) -, retomando plantões rápidos durante a exibição de outra mexicana, "Rubi". A Globo, porém, não concluiu o filme ("A Hora da Verdade"), nem exibiu "Malhação". Patrícia Poeta se despediu e chamou "Flor do Caribe".

Já com o "Brasil Urgente", de Datena, no ar, a Band seguiu direto, destacando a visita - assim como o programa de Sonia Abrão ("A Tarde é Sua"), na RedeTV! - dando uma trégua às tragédias. A mesma RedeTV! "derrubou" o programa do bispo R.R Soares (horário comercializado) para um programa especial ("Papa Franciso no Brasil"). Por razões óbvias, Rede Vida e TV Aparecida, canais católicos, prepararam programações especiais para a ocasião.

Também por motivos óbvios, vale prestar atenção em como a Record vai tratar a questão e no tom que o canal do bispo Macedo dará à cobertura da JMJ (Semana Mundial da Juventude) por aqui. Por enquanto, sem muito alarde, cumpriu seu papel jornalístico. Comento isso, pois não seria de estranhar se tirassem algum caso de pedofilia na Igreja Católica da cartola e "martelassem" o assunto com o destaque que costumam dar ao tema.

Seja como for, esperemos uma cobertura mais ampla e analítica mesmo nos canais pagos. Globo News e BandNews, por exemplo, vem se dedicando "full time" à vinda de Francisco ao Brasil.

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário