quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Ratinho completa 15 anos no SBT


Em 1998, Silvio Santos tirava da Record seu maior nome até então: Carlos Massa, o Ratinho, que dava muitas dores de cabeça a Globo, principalmente às quintas-feiras após a novela das oito, quando o 'roedor' alcançava o primeiro lugar com certa facilidade.
A multa, que em 98 foi estipulada em R$ 44 milhões, foi paga pelo SBT cerca de um ano depois por R$ 14 milhões. A tentativa era esvaziar a Record por conta da alta audiência que estava dando e garantindo assim, o segundo lugar. Na emissora de Silvio Santos, Márcia Goldschmidt apresentava um programa com seu nome, e quando Ratinho foi lançado, deixou a grade por ter formato bastante similar.

Não teve jeito. Na nova casa, o “Programa do Ratinho” garantiu por algum tempo altos índices no Ibope e beliscando por inúmeras vezes o primeiro lugar.

A atração perdurou no ar até dezembro de 2004, onde a audiência não era mais a mesma e o SBT quis mudar seu estilo no ano seguinte. Então, Ratinho passou a comandar um programa com o mesmo nome, mas que não lembrava em nada o original: ia ao ar três vezes por semana, quarta e quinta-feira às 22h30 e domingo 14h30. Não vingou e o próprio apresentador não fazia questão de esconder que estava muito engessado.

Posteriormente, migrou para os sábados à noite, com um programa mais longo e também não deu certo. O resultado foi a geladeira em meados de 2006, só voltando no verão de 2007 com o “Jornal da Massa” no início da noite, mais policial, lembrando o que ele fazia no começo da carreira com o “190 Urgente”, na CNT, onde ganhou projeção nacional e um contrato com a Record.

Houve também o extinto “Você é o Jurado” em 2007 às terças, 20h15, mas que logo depois foi preterido por Supla para apresentar. É um programa que merece ser esquecido.

Em 2009, o “Programa do Ratinho” voltou ao ar às 18h, depois de três anos. Mais light e circense. Ratinho dividiria os lucros e despesas do programa com o SBT e até por isso, o apresentador ficou mais responsável pelo conteúdo que ia ao ar.

Apenas no final de 2010 é que a atração voltou a ser exibida no horário em que foi consagrada: 21h15. Mesclando games e música, nem de longe ele repetiu a façanha de dar 25, 30 pontos no Ibope, mas serviu para reestabelecer o segundo lugar do horário ou pelo menos brigar de igual para igual com a Record, o que já é suficiente, nos dias de hoje.

Para festejar a data, o programa desta segunda (09) será especial (a partir das 22h) e contará com a presença de Leonardo, Roupa Nova, Roberta Miranda, João Bosco & Vinícius e Bruno & Marrone, com duas horas de duração.

O “Programa do Ratinho” de hoje cumpre seu papel. Não há mais baixarias exacerbadas, exploração da desgraça alheia, dentre outros itens que foram feitos em demasia em seu começo. Atualmente, consegue mesclar informação e entretenimento de uma melhor forma.

Recentemente, teve seu horário alterado por conta da volta da novela “Rebelde” e agora começa a partir das 22h, fugindo um pouco mais do confronto com a novela, uma das queixas de Ratinho desde sempre.

Fonte: Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário