segunda-feira, 18 de novembro de 2013

RedeTV! completa 14 anos, em recuperação


A RedeTV! está completando nesta sexta-feira (15) aniversário de 14 anos. A emissora foi inaugurada no dia 15 de novembro de 1999 em substituição à Rede Manchete, dissolvida meses antes após uma série de dívidas que levaram à sua falência.

Mais nova emissora dentre os cinco maiores players da TV aberta, a RedeTV! é um canal concebido a partir de uma sociedade entre Amílcare Dallevo e Marcelo de Carvalho. Amílcare foi o criador de um sistema interativo que permitia os telespectadores a votar em enquetes de programas como "Você Decide", enquanto Marcelo era um dos profissionais do departamento comercial da Globo e que mais tarde fez sociedade com Amílcare.

Em seus primeiros anos, a RedeTV! teve uma proposta diferente de suas concorrentes, apostando em programas jovens e inovadores, os quais só costumavam ter espaço na TV a cabo. Houve apostas em talentos que estavam consolidando suas carreiras e que hoje são referência, como Fernanda Lima, do "Interligado", e Adriane Galisteu, do "Superpop". Também foi dado espaço a nomes de grande prestígio mas que não vinham encontrando espaço na TV aberta, como Sônia Abrão, Otávio Mesquita, Jorge Kajuru e João Kleber. Monique Evans, Augusto Xavier e Ney Gonçalves Dias foram outros dos profissionais contratados na época.

A RedeTV! teve um crescimento rápido e, mesmo tendo que lidar com algumas baixas antes de se consolidar, como a ida de Galisteu para a Record e Otávio Mesquita para a Band, já incomodava suas concorrentes em alguns horários. João Kleber, com o "Eu Vi na TV" nas noites de segunda, constantemente desbancava a Globo da liderança. O "TV Esporte", de Jorge Kajuru, também era um dos destaques da faixa do meio-dia e costumava perder apenas para o SBT e a Globo.

Pilares como o jornalismo também passaram a ser desenvolvidos. A criação do "Repórter Cidadão", com José Luiz Datena, movimentou a TV em 2002, ainda que ele tenha deixado o canal poucas semanas após a estreia. Marcelo Rezende assumiu o formato e teve bastante êxito.

A novela "Betty, a Feia" e o "Pânico na TV" foram outros dos grandes sucessos emplacados pela emissora nos anos 2000. Junto a eles, também há o "A Casa é Sua", que passou por Sônia Abrão e pelo polêmico e já falecido Clodovil Hernandez, e os campeonatos internacionais, como o da UEFA, até então limitados aos assinantes de TV paga.

Também tiveram espaço no canal Marília Gabriela, com o "Gabi", Luiz Gasparetto, com o inquieto e diferente "Encontro Marcado", Luiza Mell, com o "Late Show", Olga Bongiovanni, do "Bom Dia Mulher", Fabiana Saba, com o "Interligado", Luciana Gimenez, que comanda o "Superpop" há mais de dez anos, entre outros.

No fim dos anos 2000, a RedeTV! entrou em uma crise, a qual foi acentuada entre 2011 e 2012. Cortes de verbas, frequentes atrasos nos salários, extinção de programas e ações judiciais eram acontecimentos frequentes no canal.

Em 2011, a RedeTV! teve alguns de seus principais momentos da história. Após algumas semanas de negociação, a emissora viabilizou a contratação de Hebe Camargo, que havia dedicado mais de 20 anos de carreira ao SBT. A loira deixou o canal de Silvio Santos em busca de uma proposta salarial mais vantajosa e um horário mais estável e agradável para o seu programa.

Fonte: Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário