sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dráuzio Varella estreia série no 'Fantástico'


O Fantástico vai estrear neste domingo um novo quadro com o médico e escritor Drauzio Varella. Após falar sobre corpo humano, tabagismo, primeiros socorros, gravidez, obesidade e transplante de órgãos, ele vai abordar o uso de ervas e medicamentos fitoterápicos no Brasil. A série É bom pra quê? vai mostrar que, em um país com a biodiversidade brasileira, grande parte dos medicamentos modernos foi desenvolvida a partir das plantas.

Apesar de já existirem muitas pesquisas de laboratório, Drauzio Varella explica que faltam testes clínicos, com pacientes, para comprovar a eficácia e segurança dos produtos feitos com plantas.

A equipe do Fantástico visitou nove estados e fez um levamento sobre as evidências científicas relacionadas às ervas mais usadas no país. De acordo com pesquisa da Unicamp, o uso de fitoterápicos está diretamente ligado ao conforto e acolhimento do tratamento.

O quadro vai contar com a consultoria do doutor Daniel Deheinzelin, pneumologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A cada episódio, Drauzio vai mostrar exemplos práticos do uso do medicamento fitoterápico.

Na série, o médico também vai alertar para o uso generalizado de plantas na cura de qualquer tipo de enfermidade, baseado no argumento popular de que “se não fizer bem, mal também não faz”:

– Nosso objetivo é separar o que é ciência do que é crendice.

De acordo com pesquisa da Organização Mundial de Saúde, 80% da população já usou alguma forma de medicina alternativa ou complementar. No mundo, o setor de fitoterápicos movimenta 21,7 bilhões de dólares por ano, segundo dados da Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica. No Brasil, há 450 medicamentos fitoterápicos registrados que derivam de 160 espécies diferentes de plantas.

Fonte: JB On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário