sábado, 23 de abril de 2011

Duas animações nacionais chegaram hoje à TV Cultura




Quem sintonizou hoje, às 11h30, na TV Cultura, deparou-se com dois programas novos, muito coloridos e inusitados. O espírito até lembra as séries "Bob Esponja" e "Padrinhos Mágicos", mas o tempero é bem outro.

"Tromba Trem" e "Carrapatos e Catapultas" são desenhos brasileiríssimos, criados a partir do Programa Nacional de Desenvolvimento da Animação Brasileira, da Secretaria do Audiovisual.

Lançado em 2009, o concurso (apelidado de AnimaTV) custeou o desenvolvimento de 17 pilotos de séries de animação com DNA 100% nacional.

Os programas que estrearam hoje foram os únicos selecionados para receber verba extra de R$ 950 mil e desenvolver uma temporada completa de 13 episódios.

Enquanto os desenhos chegam enfim ao público, seus criadores se mobilizam por continuidade.

O paranaense Almir Correa, criador, roteirista e diretor de "Carrapatos e Catapultas", busca a produção de mais 13 episódios e já trabalha no roteiro de um longa-metragem com os personagens, previsto para 2014.

"Lá fora é muito difícil vender só essa quantidade. É preciso ter ao menos 26 para começar uma negociação internacional", afirma ele, que inscreveu o projeto no Fundo Setorial do Audiovisual e agora aguarda o resultado, previsto para novembro.

O mesmo acontece com a série "Tromba Trem", do carioca José Luiz Brandão. "Estamos o tempo todo em feiras, como o KidScreen, em Nova York, e o MipTV, em Cannes, fazendo contatos. O próximo desafio pra conseguir distribuição fora é realmente ter mais episódios."

Para a secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana, o órgão "fez o seu papel" ao já assegurar o pontapé das séries. "Não podemos garantir outro apoio financeiro, mas, pela qualidade, creio que os produtores podem e devem se valer de outros mecanismos de investimento."

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário