sexta-feira, 15 de abril de 2011

Os 80 anos de Chico Anysio


É em casa, no Rio de Janeiro, que Chico Anysio festeja seus 80 anos, completados nesta terça-feira (12). Motivos não faltam para celebrar. Recentemente, o humorista passou por um grande susto: ficou três meses numa cama do Hospital Samaritano, em Botafogo. A mulher, Malga Di Paula, que esteve ao lado do humorista todos os dias de internação, compartilhou com os fãs de Chico a emoção de tê-lo em casa.

"Na varanda de casa, olhando pro céu, agradeci ao Universo porque eu pedi muito pro Chico estar vivo hoje dia 12 comemorando seus 80 anos...", escreveu ela no Twitter na madrugada desta terça-feira.

Nascido em 1931 em Maranguape, no Ceará, Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho conquistou o público sob a alcunha de Chico Anysio, o humorista e escritor que usa as várias faces de seus personagens para fazer graça com muita crítica social.

Chico chega aos 80 anos -- e 65 de carreira -- superando graves problemas de saúde. Na internação, em dezembro de 2010, o humorista apresentava quadro de hemorragia digestiva. Depois da cirurgia, foi diagnosticado com pneumonia e mais tarde com obstrução das artérias do coração. A alta aconteceu em 21 de março e, mais recentemente, já em casa, ele sorri, assiste futebol e recebe amigos, tudo em meio a sessões de fisioterapia e treinamentos com uma fonoaudióloga para recuperação da fala.

Sua volta para a TV é esperada pela equipe do "Zorra Total", onde ele deve reaparecer como um dos antigos personagens. Espera-se que, tão logo recuperado, o humorista reviva a clássica Salomé, a senhora gaúcha de Passo Fundo que tinha muita intimidade com o presidente João Figueiredo, a quem chamava de "João Batista" e se referia como meu guri. Assim como todas as criações do humorista, a gaúcha tinha um bordão. O dela era "Barbaridade, tchê"!


Na galeria das criações de Chico Anysio, alguns dos mais célebres personagens são Pantaleão, o aposentado que vivia contando histórias falsas e perguntava: "É Mentira, Terta?"; Alberto Roberto, o ator canastrão com chiliques de artista que deixava louco o diretor de seu programa na TV, Da Júlia, interpretado por Lúcio Mauro, quando decretava "Eu Não Ga-ra-vo!"; Tim Tones, paródia aos pastores evangélicos, que só estava interessado nas doações dos fiéis e abençoava: "Que a paz de Tim Tones esteja em todos os lares"; e Zelberto Zel, parceiro de Caretano Zeloso, que satirizava de uma só vez os cantores baianos Gilberto Gil e Caetano Veloso.

A vida pessoal de Chico também tem um grande elenco. Se casou várias vezes e teve oito filhos. Do casamento com a atriz e comediante Nancy Wanderley nasceu o ator Lug de Paula; o comediante Nizo Neto e o diretor de imagem Rico Rondelli são frutos da união com a atriz e vedete Rose Rondelli; André Lucas é filho adotivo. Da relação com a ex-frenética Regina Chaves nasceu o DJ Cícero Chaves. Bruno Mazzeo, ator e escritor, é filho de Chico Anysio com a ex-modelo e atriz Alcione Mazzeo.

Da relação com a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello nasceram mais dois filhos, Rodrigo e Vitória. É tio do ator Marcos Palmeira, da atriz e diretora Cininha de Paula e tio avô da atriz Maria Maya, filha de Cininha com o ator e diretor Wolf Maya.

Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário