sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Constância troca bebê de Isabel


Isabel (Camila Pitanga) entrou em trabalho de parto e foi para a casa de Clemência (Anja Bittencourt), a parteira que Constância (Patrícia Pillar) subornou. A jovem não conseguiu avisar o pai, nem a tia Jurema (Zezeh Barbosa), mas conta com o apoio de Diva (Maria Padilha).

Clemência começa a sua encenação para trocar o bebê de Isabel por um bebê morto, como planejado pela ex-baronesa. Pega um paninho, molha com um líquido e se aproxima da camareira. “O que é isso?”, estranha Diva. “Clorofórmio”, explica Clemência, alegando que é para diminuir a dor do parto.

Isabel cede e aspira o produto, ficando completamente zonza. Nesse momento, a tecedeira dos anjos, dona Dionísia (Ady Salgado), entra. “Quem é ela?”, pergunta Diva. “Uma vizinha, que é rezadeira. É pra Deus ajudar”, mente a parteira.

 Enfim, após longo trabalho de parto, o bebê de Isabel nasce. Clemência conta que é um menino, mas não deixa Isabel segurar o filho nos braços. Sai do recinto dizendo que precisa lavar o bebê e fazê-lo respirar melhor. Nessa hora, os bebês são trocados e, em seguida, Clemência retorna com um bebê morto enrolado em panos.

“Filho! Vem com a mamãe!”, pede Isabel. “Não vingou”, anuncia a parteira, seca. Isabel não consegue assimilar: “Dá ele pra mim, dona Clemência. Deixa eu dar um cheirinho nele. Descobre, que eu quero ver se ele tá todo perfeitinho”.

“O menino não vingou, Isabel. Veio fraco dos peitos, não respirou”, repete Clemência. “Como? Ele tá com falta de ar, é isso? Deixa eu ver, eu ajudo ele a respirar direito!”, insiste Isabel. Chocada, Diva tenta explicar para a amiga: “Isabel, a dona Clemência está tentando dizer que... A criança não sobreviveu”.

Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário