segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Globo quer testar autores na TV paga


Com um dos maiores bancos de autores da América Latina, a Globo deverá movimentar seus contratados em outras empresas das Organizações Globo.

Após a instauração da nova lei da TV paga, que obriga o cumprimento de uma determinada cota de produção nacional, vários canais, dentre eles o GNT e Multishow, estão reestruturando suas programações e investindo em seriados, ainda que no sistema de parceria com produtoras.

Autores novatos da Globo estão sendo requisitados para apresentarem propostas de tramas para os dois canais. Os primeiros projetos deverão ser apresentados à Globosat em janeiro.

Tal determinação vai ao encontro do que havia sido anunciado em agosto do ano passado, quando Manoel Martins, número um da área de entretenimento, disse que a emissora carioca também passaria a produzir conteúdo para a TV paga e internet, além de incorporar a Globo Filmes.

Com esta requisição de autores da Globo para projetos em canais fechados, o canal tem como objetivo promover uma espécie de laboratório antes de trazê-los às novelas. Diretores também serão testados e, caso aprovados, podem passar a incrementar o concorrido time de profissionais do horário nobre da TV.

Autores e diretores mais experientes e consagrados foram liberados desta novidade. Como os roteiristas de primeiro time costumam ficar entre 2 e 3 anos de férias - salvo raras exceções, como Walcyr Carrasco, que está em sua terceira novela em 3 anos -, não há tempo para sobrecarregá-los com outras demandas.

Já em relação aos diretores, a situação é ainda mais crítica. Nomes mais prestigiados costumam ter mais de uma produção no ar em seu núcleo, o que faz com que tenham que dividir suas atenções. Este era o caso de Dennis Carvalho, que tinha "Sangue Bom" e "Malhação" no ar, e é o de Ricardo Waddington, que tem "Além do Horizonte" e "Joia Rara" - duas das três novelas do horário nobre - sob seus cuidados.

Outra movimentação que também deve ocorrer é a do elenco, embora as emissoras tenham conhecimento da dificuldade que isso terá na prática. Marcos Palmeira, que será o protagonista de "A Segunda Vez que Eu Te Vi", de Marcelo Rubens Paiva para o Multishow, foi uma das exceções, afinal ele não tem contrato fixo com a Globo.

Caso Palmeira tivesse vínculo com o canal, dificilmente poderia atender ao convite de Paiva. Ele já estava escalado para o elenco de "Em Família", a próxima novela das 21h da Globo, mas acabou pedindo para deixar a trama.

Fonte: Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário