sexta-feira, 1 de abril de 2011

Globo 'esconde' parte da programação 2011


A Globo reuniu imprensa, mercado publicitário e seus artistas, anteontem, em São Paulo, para anunciar sua programação 2011. Diferentemente do habitual, porém, mostrou apenas as novidades de abril a julho. Deixando de fora suas atrações do segundo semestre. Segundo Octávio Florisbal, diretor-geral da emissora, a decisão foi estratégica. "Não precisamos mostrar para nossos concorrentes tudo o que vamos exibir no ano", disse. Os programas que foram "escondidos", afirmou Florisbal, podem sofrer alterações. Entre as novidades do primeiro semestre estão as séries "Lara com Z", "Divã" e "Tapas & Beijos", a novela "Cordel Encantado" e os campeonatos esportivos.

O que se sabe até o momento é que para o segundo semestre a Globo pretende inaugurar um horário de micro-novelas (ou macrosséries, como preferir) na faixa logo após a novela das 9. “O Astro”, de Janete Clair já está sendo adaptado e o elenco está em fase de escalação. Existe outra novela cujos textos já foram adaptados, mas permanecem na gaveta: “O Rebu”, do original de Bráulio Pedroso, que poderá ser a segunda obra no horário caso a empreitada vingue. A ideia é ter um novo horário para fazer frente à concorrência, que tem apresentado suas novelas cada vez mais tarde.

Outro boato que tem sido recorrente é que os autores veteranos como Manoel Carlos, Silvio de Abreu, entre outros, poderiam ser promovidos para esse horário das 22 horas, já que eles demonstraram certo desgaste em suas últimas novelas e também o desejo de escrever obras de menor duração.

O investimento na qualidade da teledramaturgia parece um bom caminho para a crise de audiência que o setor enfrenta. Oxigenar os horários de novelas das 18, 19 e 21 horas, com novos autores pode ser uma boa saída. De algum tempo, público e crítica tem se queixado frequentemente da qualidade do trabalho dos autores veteranos, que ao que parece, adotaram como fórmula a mesmice e a repetição.

Por outro lado, a implantação das macrosséries permitiria a produção de conteúdos de qualidade relativamente superior. Silvio de Abreu desistiu de contar a história de Carmem Miranda e Gilberto Braga declinou de retratar a vida de Tom Jobim desde que as minisséries foram reduzidas a uma semana antes do Big Brother Brasil no mês de janeiro.

Outra pista que corrobora a intenção da emissora de investir nas macorsséries é que, para o segundo semestre, não tem sido cogitado nenhum seriado, sitcom ou coisa do gênero.

De qualquer forma, é aguardar pra ver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário