segunda-feira, 4 de julho de 2011

Glória Pires: Norma me livrou de Maria de Fátima


A vingança veio a cavalo para Norma (Glória Pires), a mocinha cada vez mais vilã de "Insensato Coração".

Na novela das 21h da Globo, ela foi enganada, humilhada e até presa por um crime que não cometeu, mas, na semana passada, finalmente pôde dar o troco.

Confrontou seu algoz, Léo (Gabriel Braga Nunes), que manteve em cativeiro, obrigando-o a comer do chão, o que levou a novela a recordes de audiência: na quinta, marcou 44 pontos (cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande São Paulo).

As maldades devem continuar. "Norma e Léo vão se alternar nos papéis de caça e caçador", diz Ricardo Linhares, um dos autores.

Norma está fazendo justiça com as próprias mãos, o que é condenável", resume Linhares. "Mas, hoje, a moral do público é elástica."

O convite para viver Norma bateu, literalmente, à porta de Glória. Ela estava morando em Paris, em 2008, quando o coautor Gilberto Braga foi até lá convidá-la.

"O papel foi criado para ela", diz Braga, sem conseguir citar outra pessoa que poderia fazer a personagem. "Felizmente não preciso."


Como surgiu o convite para viver a Norma?
O Gilberto me chamou. Quando eu me mudei para Paris, em fevereiro de 2008, ele foi de férias e me ligou de lá. Na época, eu ainda não sabia o que era, mas prontamente disse que lógico, estava afinzaça de fazer alguma coisa bacana. No ano seguinte, ele voltou já com a sinopse e com a ideia da Norma.

Você gostou de cara da personagem?
Eu já gostei pela proposta do Gilberto de fazer uma personagem que nos livraria do domínio de Maria de Fátima. Eu fiquei animada com essa possibilidade.

A Maria de Fátima ainda é muito presente para você?
Ela é muito presente ainda para nós. ["Vale Tudo"] é uma novela que agora foi reprisada e que revelou o quanto ela foi especial. Eu tinha a impressão de que aquela novela tinha sido mesmo incrível, apesar de todos os problemas que aconteceram. Foi uma novela que foi aumentada em muito. Isso sempre gera uma barriga e a trama dá uma desandada. Mas, com tudo isso, a novela ficou intacta. E alguns personagens, como a Maria de Fátima e a Odete Roitman [Beatriz Segall], ainda ficaram muito fortes.

E teve confiança de que o Gilberto te daria uma personagem para apagar a Maria de Fátima da lembrança de todos?
Nós temos uma história. A gente fez alguns trabalhos bem legais. Eu fiquei instigada com o convite. Achei que seria uma coisa muito legal. E ela, embora tenha demorado muito para engrenar --eu fiquei cerca de 20 capítulos fora do ar--, depois que sai da prisão fez tudo em um ritmo muito acelerado. As coisas vêm acontecendo num ritmo mais parecido com o de uma minissérie do que com o de uma novela. Veio tudo em cima do laço e eu acho que o que está dando mais sabor é isso, que as coisas foram acontecendo em um ritmo alucinante.

Você assiste à reprise de "Vale Tudo" no canal pago Viva?
Não assisto. Assisti duas únicas vezes. O horário para mim é muito difícil.

Consegue ver semelhanças entre a Maria de Fátima e a Norma?
Elas têm semelhança nas armações. O momento em que a Norma sai da cadeia e começa a ir em busca da forma como ela vai chegar ao Leonardo, ela fica bem parecida com a Maria de Fátima. Nas tramas, nas armações, nessa coisa de armar situações para que tudo se defina para o lado dela.

O Gilberto Braga é o seu autor?
Seu eu dissesse isso eu estaria sendo injusta com outros trabalhos que eu fiz. Costumo dizer que sempre tive muita sorte. Desde muito jovem eu tive excelentes oportunidades, trabalhos incríveis. Então, o Gilberto é um grande parceiro, sem dúvidas, uma pessoa que eu admiro. Adoro o universo gilbertiano e pretendo ainda fazer muitas coisas legais com ele. Personagens incríveis, que é sempre o que eu busco.

Você fez alguma preparação específica para a personagem?
Não teve uma preparação específica. A Norma é uma técnica em enfermagem. O trabalho que teve foi de caracterização, de desglamurização.

A virada da personagem já estava programada. Não foi algo que te pegou de surpresa...
Não, isso estava programadíssimo. O Gilberto é muito organizado. A sinopse dele é bem detalhada.

Como trabalhou essa mudança da personagem? São praticamente duas pessoas diferentes...
Eu diria que são três personagens, porque tem também esse meio de caminho que aconteceu. O momento em que ela bota em prática tudo o que ela pôde aprender no tempo de prisão. Eu acho que eu fui favorecida pelo tempo que isso levou para acontecer. Isso ajudou a fazer esse movimento de uma forma... Também eu já não aguentava mais! Eu não aguentava mais aparecer na televisão horrorosa daquele jeito.

Você é muito vaidosa?
Na verdade, eu nem sou, porque se eu fosse, eu nem aceitaria fazer esse tipo de personagem que fica 60 capítulos o cão chupando manga.

Então, não tem problema de encarar personagens "feios"?
Já encarei várias vezes. Eu não tenho essa problemática da aparência, da estética... Claro que eu quero estar bem. Acima de tudo, quero estar saudável.


Aos 47 você continua recebendo bons papeis, qual é o segredo?
Eu não sei, eu tenho sorte, eu acho, porque as pessoas me chamam para coisas ótimas. E eu não recuso. Eu adoro trabalhar.

Muita gente considera você a melhor atriz da sua geração...
Nossa, que responsa! Olha, eu fico feliz que o trabalho que eu faço agrade tanto às pessoas assim, mas eu não acho que existe ninguém melhor do que ninguém. Essa coisa de "a" melhor atriz... Isso é tão relativo.

Você, de fato, sempre trabalhou muito em TV e cinema. Por que nunca foi seduzida pelo teatro?
Eu já tentei produzir uma peça, mas não foi uma experiência boa e eu nem queria falar sobre isso porque isso envolve outras pessoas.

Agora falando especificamente da sua personagem atual: Norma é uma vilã? Ou uma justiceira?
Eu não considero ela uma vilã nem uma justiceira. Ela é uma personagem com todas as tintas do ser humano, os altos e baixos, as dúvidas, o ódio, o desejo de vingança, os arrependimentos, a culpa.

O clima nas gravações das cenas em que a Norma se vinga do Léo é pesado?
As cenas são fantásticas, são deliciosas, a gente morre de rir comentando. Na época da prisão, era complicado.

A Norma ainda é apaixonada pelo Léo?
Ela descobriu a paixão com ele e caiu do cavalo. Não é só o fato de ela ter ficado presa tantos anos por uma coisa da qual ela era inocente. O fundo disso aí tudo é a paixão que ela sentia e o sentimento de rejeição.

Mas acha possível que os dois ainda fiquem juntos na novela?
Romanticamente, acho impossível. São universos completamente diferentes. Nunca vai haver um encontro verdadeiro de amor.

Como tem sido a reação das pessoas na rua?
Tem gente que defende e que ataca como se estivesse falando de uma pessoa real. Muitas pessoas são induzidas pelo que leem nos sites. A história ainda não aconteceu, elas não visualizaram ainda a tal situação que o site disse que vai acontecer. Daí elas comentam sobre isso. Eu não posso confirmar, não acho graça em contar novela, acho que o interessante é assistir. Então, as reações são muito variadas.

Com informações da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário