sábado, 20 de outubro de 2012

Ricardo Waddington desvenda sucesso de 'Avenida Brasil'


Com 179 capítulos no ar, Avenida Brasil chega ao fim sendo considerada um marco na teledramaturgia brasileira. E uma característica muito presente nos textos do autor João Emanuel Carneiro é a ambiguidade dos personagens. O maior exemplo disto foi o lado bom de Carminha, que começou a aparecer na reta final da novela.

Para o diretor de núcleo Ricardo Waddington, os piores personagens sempre tiveram motivos para agir de uma forma torta. “A Carminha teve todos os motivos do mundo para ser uma pessoa extremamente complicada, com um caráter fragmentado. Era abusada pelo pai, viu quando ele matou a própria mãe, foi abandonada no lixão... enfim, ela é uma sobrevivente.”

E a reviravolta da grande vilã pode ser creditada à bela atuação de Adriana Esteves. “A Carminha só consegue essa virada no final porque é a Adriana. Ela tem carisma suficiente para afirmar e avalizar uma virada da personagem Carminha. Não fica uma coisa artificial.”

Diretor destaca Adauto e Zezé - Se alguém pensa que foi fácil alcançar uma linguagem tão particular do subúrbio carioca e transportá-la para o Divino está enganado. “Fizemos um trabalho enorme, uma pesquisa para encontrar uma estética forte o bastante, mas que não nos deixasse cair na armadilha do caricato”, revela o diretor. E por falar em Divino, os núcleos secundários da novela tiveram grande importância, deslanchando inclusive novos atores. Para Ricardo, todos conseguiram um lugar ao sol. “Eu poderia citar todos, não dá para falar de um só. Mas existem dois trabalhos que chamaram muito atenção, que foram o do Juliano Cazarré (Adauto) e da Cacau Protásio (Zezé). Tanto que o último bloco foi praticamente dedicado ao Juliano.”

Entusiasmo com a internet - Avenida Brasil teve uma vida além da televisão, que movimentou as redes sociais e a internet como um todo. Ricardo Waddington se mostrou encantando com essa relação entre internet e TV. Para ele, não há competição entre os dois meios, e sim uma potencialização. “Esse diálogo com a internet é uma delícia. Potencializa e muito o interesse das pessoas pela novela. Você assistir à novela junto com a internet dá uma caráter de ‘ao vivo’ a ela. É muito interessante isso, estou muito entusiasmado com esse crescimento do papel da internet na televisão.”

Com 179 capítulos no ar, Avenida Brasil chega ao fim sendo considerada um marco na teledramaturgia brasileira. Para o diretor de núcleo Ricardo Waddington, um elemento especial foi o responsável pela identificação de um público tão diverso com a trama: a emoção. “Essa novela foi muito humana, de interpretações sinceras. Acho que isso faz com que qualquer universo seja comum a todos, do eclético ao corriqueiro”.

Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário