Com as contas do ano de 2012 já fechadas, o
SBT pode perceber um incremento de 7% em seu faturamento se comparado ao ano de
2011.
Levando em conta as cifras da matriz de São
Paulo, a receita líquida, que era de R$ 813,8 milhões no ano retrasado, saltou
para R$ 870,3 milhões para o último ano em dados que já têm o desconto das
comissões das agências.
Embora o impulso não tenha sido considerado
surpreendente, já que o crescimento da emissora estava dentro da média das
emissoras de TV aberta na Grande São Paulo, o que chama atenção é a importância
de "Carrossel" neste panorama.
O folhetim de Íris Abravanel salvou o ano da
emissora ao captar mais de R$ 100 milhões em ações de merchandising. Sem a
novela, o ano teria sido considerado desastroso, já que nenhum outro produto
teve a capacidade ou o potencial de trazer dinheiro aos caixas do canal como
"Carrossel" fez.
Considerando o balanço do SBT de 2012, o
lucro líquido foi de R$ 52 milhões, R$ 20 milhões a mais que o de 2011. Também
é comemorado o baixo aumento dos custos de produção, que só subiram 5%.
A partir destes dados, chega-se à conclusão
de que a administração atual, que visa em primeiro lugar a rentabilidade
comercial do que leva ao ar, segue em um caminho correto para uma boa saúde
financeira.
Em paralelo a isso, a Globo, considerando
todo o país, cresceu 10% em publicidade e obteve receita de R$ 9 bilhões.
Embora tenha uma grade bem mais diversificada e com forte presença em todos os
segmentos, como o esportivo, jornalístico e de dramaturgia, a emissora global
conseguiu chegar a tal resultado também graças à "Avenida Brasil",
grande sucesso de João Emanuel Carneiro.
Fonte: na Telinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário