segunda-feira, 11 de novembro de 2013

“Amor e Sexo” mostra beijo gay


Após o episódio da nudez frontal, o programa "Amor & Sexo" volta a causar burburinho ao exibir um beijo gay. Um assunto tão debatido e que a Globo não consegue inserir nas novelas - apesar da expectativa - foi ar de forma simples e sem traumas.

Dois homens se beijando em programas de TV até que não é novidade no Brasil, mas na maior emissora do País é um avanço por tornar a discussão sobre a homossexualidade mais abrangente (ainda que seja um selinho). Aqui mesmo comentei sobre o receio que ronda as novelas e a quebra do tabu em nossa vizinha Argentina, onde a abordagem já foi além do beijo gay.

Pelo visto, a Globo já vem ensaiando ampliar a abordagem. O beijo numa novela é questão de tempo. Sob o pretexto de comer macarrão reproduzindo a clássica cena do desenho "A Dama e o Vagabundo", dois rapazes da plateia protagonizaram a "polêmica" diante de Fernanda Lima e seus convidados. Antes deles, um casal hétero se beijou.

Nas redes sociais, o assunto logo virou notícia e com muitos comentários favoráveis ao programa. Muitos até lamentavam o fato de ser a última temporada da atração. Depois de tanta repercussão, será? Fernanda chegou a ser cotada para o novo "Vídeo Show".

"Amor & Sexo" consegue unir ousadia e diversão. Em tom de brincadeira, provoca reflexão sobre mudanças de comportamento e questões sociais. Para um programa se propõe a tratar de sexo e sexualidade de forma "performática", a linha entre show e vulgaridade é muito tênue. Mas a atração não subestima a inteligência do telespectador.

Embora possa parecer moderno demais ou uma afronta para alguns, é a reprodução da sociedade, uma realidade que muitos preferem ignorar ou "demonizar" com argumentos morais ou religiosos. Tamanha pressão só serve para alimentar preconceitos e impedir o respeito à diversidade.

Já para os que pensam que é uma overdose do tema (ainda que sem o beijo nas novelas), a presença de gays - assim como de negros etc. - tem que ser algo natural, não para cumprir cota ou ser caricatura e motivo de chacota. Quando chamar alguém de "gay", "bicha" ou "veado" deixar de ser sinônimo de xingamento, motivo de ofensa ou tentativa de constrangimento vão entender.

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário