sábado, 24 de março de 2012

"Fina Estampa" chega ao fim com polêmicas


O último capítulo de "Fina Estampa", exibido nesta sexta (23), suscitou algumas polêmicas e gerou muitos comentários na internet.

Logo no início, Griselda (Lília Cabral) conseguiu sobreviver ao incêndio provocado por Tereza Cristina (Christiane Torloni), graças à ajuda de seu filho Antenor (Caio Castro) e da nora Patrícia (Adriana Birolli)

Tereza conseguiu fugir da armadilha que arquitetou contra Griselda, porém foi rapidamente reconhecida pela polícia na estrada. Entretanto ela acelerou de frente com o carro dos policiais e bateu de frente. Mesmo assim, conseguiu fugir.

Baltazar (Alexandre Nero), por sua vez, implorou para Crô (Marcelo Serrado) sair do armário - literalmente. Ele suplicou e afirmou que sem ele a vida não teria graça. O mordomo então sai do guarda-roupa e os dois choram emocionados e se abraçam.

Ainda assim, eles voltaram a brigar quando Crô herdou metade dos bens de Tereza Cristina e transformou Baltazar em seu motorista particular.

A novela terminou com o reaparecimento de Tereza Cristina, então sumida após o naufrágio com Pereirinha (José Mayer). Griselda, irritada, pegou sua chave de grifo e apontou para a vilã. Na sequência, surgiu a palavra "Fim" na tela.

Polêmicas

O desfecho de "Fina Estampa" também foi marcado por várias cenas polêmicas. O incêndio provocado por Tereza Cristina para matar Griselda foi lembrado na internet como cena extremamente similar a de "Maria do Bairro", da Televisa e atualmente em cartaz no SBT. Também não se pode esquecer que a cena foi muito similar ao final de Maria Altiva e Helena em “A Indomada”, outra obra do mesmo autor. As referências à “Senhora do Destino” e “A Indomada”, muito utilizadas por Aguinaldo nessa novela, pareceram engraçadas, mas nesse caso soou como falta de criatividade.

Alguns palavrões, então controlados pela maioria dos autores, foram disparados.

Outro questionamento bastante repercutido foi a qualidade da cena em que Tereza Cristina e Pereirinha enfrentavam uma tempestade em alto mar. A cena merecia mais qualidade, considerando o nível das produções globais. Pecou também por gastar quase metade da sua duração valorizando os gritos histéricos de Pereirinha que não acrescentaram nada à história, ainda mais em um capítulo final.

Alguns desfechos foram definidos no penúltimo capítulo, dando a impressão de terem sido esquecidos no capítulo seguinte. Foi o caso do protagonista(?) René (Dalton Vigh), que do meio para o fim da trama virou um mero figurante de luxo, sem função nenhuma na trama. Segundo várias enquetes feitas na rede, o público preferia que ele terminasse com Griselda, aliás, só isso justificaria o imenso ódio que Tereza Cristina alimentou pela rival durante toda a novela. Ele terminou com Vanessa (Milena Toscano) e comprou uma mansão no mesmo condomínio da ex-mulher.

A disputa pela bebê Victória, uma das tramas mais consistentes de “Fina Estampa” não teve julgamento e foi resumido a uma mera cena, destoando da importância que a trama ganhou na reta final da novela. Como Beatriz (Monique Alfradique) havia doado os óvulos, a criança é por direito de Esther (Júlia Lemmertz). Paulo (Dan Stulbach) e a estilista terminaram juntos. Ele resolve assumir Victoria como sua filha.

Marilda (Kátia Moraes), responsável por algumas das cenas mais hilárias da trama juntamente com Tereza Cristina, Crô e Baltazar, não ganhou destaque no final, como tanto imploraram seus fãs no site do autor. Terminou do mesmo jeito que começou: como empregada, só que agora de Crô.

Mas nenhum desfecho revoltou tanto os internautas quanto o do mordomo Crô (Marcelo Serrado). Numa cena que começou sem nexo, ele se referiu ao “segredo de Perpétua” (Joana Fomm na novela “Tieta”) para justificar que não iria revelar a identidade de seu famoso amante. Havia uma torcida enorme em todas as enquetes para que o tal amante fosse o motorista Baltazar, mas na fala do personagem essa possibilidade ficou descartada. Talvez a frustação fosse amenizada com a insinuação de que o motorista era mesmo o amado do mordomo. O caso de Perpétua era bem diferente, pois o objeto do segredo era uma coisa e não uma pessoa. Por outro lado, todo mundo já imaginava do que se tratava, dispensando a revelação. Para um telespectador investigativo, contabilizando todos os casais da novela, não foi difícil comprovar que não existia nenhum personagem da trama em condições reais de ser o tal amante. Ou seja, o “amante de Crô” nada mais foi do que uma repetição do “segredo de Gerson”, de “Passione”, com o agravante que dessa vez a expectativa gerada foi muito maior. A frustração foi geral.

Apesar de muitas críticas, o capítulo final de “Fina Estampa” gerou grande repercussão na internet. Antes mesmo de a novela começar, alguns termos já estavam nos Trending Topics, como os assuntos mais comentados do momento no Twitter e ali permaneceram até o início da madrugada. A trama chegou a ser um dos assuntos mais comentados nos Trending Topics mundiais.

Segundo dados prévios, o capítulo marcou uma média de 47 pontos no ibope, bem abaixo de suas antecessoras. No entanto, considerando a novela como um todo, a audiência de “Fina Estampa” ficou na casa dos 40 pontos, índice mais alto desde “A Favorita” em 2009.

Com informações do Na Telinha

4 comentários:

  1. Fiquei triste pelo fim da novela, esperava um final melhor, digno do que a novela foi. Veja minha opinião do meu blog, Marcos.


    http://brincdeescrever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. como sempre a globo comete algumas gafes no último capítulo.se alguém lembra a tereza cristina começou a cena com a griselda (amarrada) e saiu com o ferdinand,ela estava com um sapato tipo pet toe azul,(lindo, eu não poderia deixar de reparar) e quando ela volta ao galpão , depois de matar o ferdinand está com uma sandália preta ou fumê toda trançada(linda também) mas ela teve tempo de trocar o sapato?foi até em casa e ninguem viu? se os seus pertences estavam no barco do pereirinha, quando ele fez a troca?não estava confortável o sapato azul?é globo mais uma vez, estamos de olho!!

    ResponderExcluir
  3. Rafael,

    Eu li os comentários do seu blog e concordo com boa parte deles.
    A minha observação sobre o final da novela é a seguinte: acho que o capítulo não pecou pelo que mostrou, mas sim, pelo que NÃO mostrou. Muitos personagens ficaram sem final e muitas tramas foram simplesmente esquecidas.

    Anônimo,

    Danadinho você! Essa ninguém tinha reparado...
    Estranho, porque a cena do cativeiro, pelo menos teoricamente, deveria ter sido gravada na mesma sequência. Mas, pelo visto não foi...

    ResponderExcluir