Nesta terça-feira, dia 19, a Rede Globo foi
premiada no Festival Internacional de Criatividade de Cannes com um Leão de
Bronze por seu aplicativo desenvolvido para o ‘Medida Certa’, quadro de grande
sucesso exibido pelo ‘Fantástico’ em 2011. O festival é o principal evento da
comunicação mundial que reconhece os melhores trabalhos publicitários em 15
categorias. O aplicativo do ‘Medida Certa’ recebeu um Leão de Bronze na nova
categoria “Mobile – Entretenimento, Estilo de Vida e Lazer”, onde disputava com
concorrentes da Suécia, Alemanha e da Inglaterra.
A categoria Mobile premia os trabalhos mais
criativos desenvolvidos para aparelhos de celular ou para internet móvel. Os
critérios se basearam na criatividade da idéia, na execução (usabilidade,
experiência para o usuário, arte e design), relevância para a plataforma móvel
e os resultados (índice de engajamento do usuário e outros indicadores quantificáveis).
O aplicativo Medida Certa transpôs um grande
sucesso da Rede Globo para uma experiência interativa no celular. Exibido pelo
‘Fantástico’ em 13 episódios, o reality ‘Medida Certa’ deu aos apresentadores
Renata Ceribelli e Zeca Camargo 90 dias para entrar em forma de maneira
saudável, com foco em atividades físicas e reeducação alimentar. A repercussão
foi tão grande que o quadro ganhou as ruas em concorridas caminhadas por 10
capitais estaduais e até virou livro. Com o público mobilizado em torno da
causa, o desafio era oferecer uma experiência mais pessoal a cada um que
procurava a sua própria Medida Certa.
O aplicativo Medida Certa permite que cada
usuário passe exatamente pela mesma experiência vivida pelos apresentadores.
Ele oferece as ferramentas necessárias para que cada um reprograme seu próprio
corpo em 90 dias. A partir dos dados e do perfil de cada usuário, o aplicativo
programa um roteiro personalizado de atividades físicas para cumprir o objetivo
determinado. Gráficos e ferramentas permitem que ele acompanhe o seu
desenvolvimento. O aplicativo oferece calculadoras para índices de massa
corporal, gordura e gasto calórico; notificações para que se alimente em
intervalos regulares; contador de passos; receitas saudáveis; dicas de compras
inteligentes no supermercado; lista de músicas para ouvir enquanto se exercita.
Quem enfrenta dificuldades para cumprir as metas pode gravar um desabafo em
vídeo e dividir sua experiência com mais usuários nas redes sociais. Tudo isso,
antes exibido na TV, agora cabe dentro do bolso, no celular.
Assim como na TV, o aplicativo – que é
gratuito – mobilizou os brasileiros. Foram 320 mil downloads em apenas cinco
meses, tornando o Medida Certa um dos maiores sucessos das lojas virtuais no
país.
Fonte: Rede Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário