quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Luiza Tomé: exuberante aos 47 anos


Na juventude, ela já sabia que seu futuro seria nos palcos e em frente às câmeras. Desde então, a dedicação e o amor ao trabalho tornaram-se seus melhores aliados e lhe renderam um currículo com 17 novelas, 12 peças, além de trabalhos no cinema. Com mesmo êxito e intensidade conquistou um grande amor, descobriu os prazeres da maternidade e construiu uma linda família. Essa é a trajetória de Luiza Tomé (47), que hoje, com quase 30 anos de carreira, tem motivos de sobra para celebrar as transformações de sua vida. Há algo, no entanto, que o tempo não mudou: sua vitalidade, beleza e boa forma. "Sou vaidosa desde pequena e o segredo é ter disciplina, tanto na alimentação como no modo de vida. Nem tudo é válido para ficar bonita. Vejo gente com o rosto e o corpo deformados em decorrência de mudanças e não quero isso para mim. É preciso cautela para achar resultados", afirma ela, mãe de Bruno (12) e dos gêmeos Luigi e Adriana (7), da união com o empresário Adriano Facchini (43).

Dona de um corpo de dar inveja a qualquer mulher, a atriz curtiu o calor e o mar do Ceará, sua terra natal, hospedada com o clã no Beach Park Acqua Resort. "Fazia dois anos que não tirava boas férias. Consegui descansar e procurei ter uma rotina saudável, acordando cedo, correndo à beira-mar e dando muitos mergulhos. Não me descuido, por isso, nas viagens eu nunca engordo, pelo contrário, emagreço", afirma a bela, radicada em SP.

Intérprete da distraída Norma na comédia Mulheres Alteradas, em cartaz no Teatro Procópio Ferreira, capital paulista, Luiza já se prepara para temporada carioca, prevista para o início de março, no Teatro Clara Nunes. "É gratificante provocar gargalhadas nas pessoas e dar felicidade a elas, mesmo que por alguns momentos", avalia a atriz da Record, que divide palco com Mel Lisboa (28) e com os recém-chegados ao elenco, Adriane Galisteu (37) e Daniel Del Sarto (36), que substituem Dani Valente (33) e André Bankoff (28). "Apesar das mudanças, continuamos com uma sintonia incrível. Adriane e Daniel são divertidos e dedicados", elogia a morena.

Como foi a viagem?
O bom filho à casa retorna. (risos) O Ceará é muito quente, mas tem uma brisa refrescante que compensa o calor, sem falar no lindo pôr do sol. Por ser mais longe de Fortaleza, aqui é calmo e lembra minha infância.

Você está cada vez mais linda. Quais são seus segredos de beleza?
Não pode ter preguiça. Puxo ferro, faço ginástica, hidro, localizada e alongamento. Não só pela estética, mas também pela saúde. Afinal, quem se exercita corre menos riscos de ficar doente.

Como é sua alimentação?
Como frutas, legumes e peixes. Já frango e carne, em menor frequência. Em casa, todos seguem essa linha, mas, como qualquer criança, eles gostam de batata frita e lanche, só que não dou livre acesso às guloseimas.

Como trata cabelo e pele?
Tenho preguiça de ir ao salão, então, faço máscaras de creme no cabelo e no rosto. Importo cremes franceses para isso e, sempre que vejo produtos que prometem acabar com celulites, marcas de expressão e fazer milagres, compro. Tenho sardas, então, não saio sem bloqueador solar.

Mudaria algo em seu corpo?
Todo mundo tem defeitos, mas estou feliz comigo neste momento e o que Deus me deu está ótimo. Ainda não fiz plásticas; na verdade, tenho medo de cicatriz; talvez daqui uns dois anos faça.

Tem medo de envelhecer?
Jamais. Nunca tive crise com a idade e só não quero me tornar uma velhinha rabugenta. (risos)

De quem você acha que herdou o predicado da vaidade?
Da minha mãe, d. Ione. Ela sempre foi vaidosa e até hoje não sai de casa sem pelo menos passar batom. Desde criança eu a imitava.

- Marido e filhos têm ciúmes?
O Adriano tinha bastante, mas hoje já está acostumado. A Adriana e o Luigi nunca tiveram, mas o Bruno tem um pouco. As amigas deles falam que querem ser igual a mim, aí falo o velho discurso: tem de ter uma vida saudável e fazer exercício.

Está casada há 17 anos. Qual o segredo do relacionamento?
Sou romântica e adoro fazer surpresas, e o Adriano me faz sentir uma verdadeira rainha, mas não há segredo. Há momentos que quero despachar meu marido via Sedex e vice-e-versa! Discordamos em determinados assuntos, mas procuramos sempre discutir e encontrar um caminho comum.

Como é a Luiza mãe?
Fui criada com regras e tudo o que minha mãe me ensinou eu aplico. Eles têm hora de acordar e dormir, vejo as lições de casa e, se precisar, cobro mais desempenho. A formação das crianças sempre foi minha maior preocupação. Digo a eles que a grande herança que deixarei será a educação.

Você é sonhadora?
Sonhos sempre tive, mas não faço planos a longo prazo, porque acho que a vida é o aqui e o agora. Penso em morar fora, talvez na França, com a família, para estudarmos o idioma juntos, mas isso só depois que as crianças crescerem. No mais, quero que meus filhos escrevam lindas histórias de vida.

Como encara os problemas?
Sou uma pessoa inquieta e procuro me concentrar e falar com Deus. Esse ritual que faço não é só diante dos problemas, mas nos momentos de felicidade também. Agradecer nunca é demais.

Quando você descobriu seu talento como atriz?
Acho que foi aos cinco ou seis anos. Lembro que fui à cozinha e peguei uma faca para abrir a TV e entrar nela, e nem era para interpretar. Eu queria era cantar na TV. Claro que minha mãe me pegou em flagrante e me deixou de castigo. Considero um marco. (risos) Sempre tive certeza do que queria para a minha vida e hoje estou realizada com o meu trabalho.

Tem planos para 2011?
Tenho contrato com a Record até 2015 e, por enquanto, me dedico à peça. Pensei em não continuar na temporada do Rio, mas o teatro tem a magia de ser um aprendizado constante e eu não posso abrir mão disso.

Fonte: Revista Caras

Nenhum comentário:

Postar um comentário