sábado, 20 de agosto de 2011

Conheça detalhes da abertura de "Fina Estampa"


O grande segredo de uma novela, aguardado na maior ansiedade, e guardado à sete chaves pela emissora, normalmente é a abertura, com os créditos e a  música.

Pois bem, desta vez a própria emissora adiantou alguns detalhes e não será necessário esperar até segunda para saber.

O lado ruim é que isso quebra a grande surpresa, mas, para os curiosos, é uma revelação e tanto...

Inspirados no tema central da nova novela das nove da Rede Globo, que traz a discussão sobre o valor do caráter e da aparência, os diretores de arte Hans Donner e Roberto Stein propuseram um jogo de espelhos para a vinheta de abertura de "Fina Estampa". "Queremos trabalhar realidade versus reflexo", disse Roberto.

Hans Donner conta que o projeto é semelhante ao da novela "Brilhante", exibida pela Rede Globo em 1981. "Na abertura de 'Brilhante', coloquei um gato e uma mulher em uma sala só de espelhos. O projeto da abertura de 'Fina Estampa' lembra um pouco: aqui usamos espelhos, faixas brancas e uma luz, também branca, forte".

A direção de fotografia é de Affonso Beato. Durante as gravações, Affonso instruiu e estimulou as modelos para a proposta da vinheta. "Queixo erguido, busto para frente e olhar determinado. Marque presença! Ao mesmo tempo, procure o seu reflexo e encontre-se".

Ainda sobre o projeto, Hans diz: "É um desafio incrível! A câmera que está filmando tem que ficar praticamente invisível". E finaliza: "O diferencial desta abertura é que não é tudo reflexo. Há realidades, descobertas e semelhanças".

Com relação à música, Francisco Patrício, moderador do site "Aguinaldo Silva Digital", deixou escapar que ela será instrumental e não será acompanhada de nenhuma voz.

Com informações da Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário