sábado, 19 de novembro de 2011

Jornalistas estão insatisfeitos na Record


Um dos mais experientes repórteres da televisão brasileira, Carlos Dorneles pediu para sair da Record, insatisfeito com os rumos do jornalismo na emissora. A situação foi, aparentemente, contornada, mas o clima não está bom entre os profissionais que trabalham lá. A informação foi confirmada pelo colunista Mauricio Stycer com três profissionais da Record, que pediram anonimato.

A direção da emissora não concorda com o termo “crise”, usado por mim no título de um texto publicado na quarta-feira, 16, para descrever a situação. Independentemente da palavra, é notável a insatisfação decorrente da queda na audiência do “Jornal da Record”, que chegou ao seu nível mais baixo em outubro, e da exibição no “Domingo Espetacular” de uma reportagem utilizada pela Igreja Universal para atacar rivais religiosos.

Além de Dorneles, outros repórteres experientes, quase todos com longa história na Globo e em outras emissoras, têm manifestado incômodo com as novas orientações do jornalismo, feitas no esforço de recuperar o Ibope perdido. “Não estou fazendo jornalismo, estou fazendo entretenimento”, disse um.

O alvo de muitas reclamações é o editor Rafael Gomide, originalmente responsável por programas como “Câmera Record” e “Repórter Record”, hoje influente em todos os noticiários. É Gomide que assina a reportagem sobre o “cai-cai”, exibida no último domingo.
Durante os Jogos Pan-Americanos, Paulo Henrique Amorim, apresentador do “Domingo Espetacular”, teve uma discussão com Gomide que tornou-se pública. “Comigo você não mexe”, teria dito Amorim ao editor do programa.

Fonte: Mauricio Stycer, do UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário