sábado, 25 de agosto de 2012

O sucesso da trilha sonora de ‘Avenida Brasil’


Talvez os nomes Robson Moura e Lino Krizz ainda não sejam tão conhecidos do público. Nem o nome oficial da música, “Dança com Tudo”. Mas basta pronunciar seis letras – “Oi, oi, oi” – para todos saberem de que se trata do fenômeno que se tornou o tema de abertura de ‘Avenida Brasil’. “É uma emoção incrível saber que têm milhões de pessoas te ouvindo todos os dias”, declara Robson Moura. Embalando o sucesso de ‘Avenida Brasil’ em todo o país, a trilha sonora da novela está na boca do povo. Neste domingo, dia 26, o repórter Maurício Kubrusly tenta descobrir, no ‘Fantástico’, o segredo deste sucesso e mostra como é feita a combinação entre música e personagens.

Para o diretor musical da Rede Globo Mariozinho Rocha o papel da música é como um figurino, cada personagem tem o seu. “A novela é uma colcha de retalhos musical, por isso tem que ter essa diversidade”, explica Mariozinho. A trilha sonora de ‘Avenida Brasil’ mistura vários ritmos e grupos de regiões diferentes do Brasil. Do Sul, a música “Cachorro Louco” do grupo Tchê Garotos é o fundo musical do malandro Darkson, vivido por José Loreto. Do Nordeste, o Aviões do Forró empresta sua canção “Correndo Atrás de Mim” para a fogosa Suelen, personagem de Ísis Valverde. “Acho que foi a tampa e a panela. Ísis deu um tempero a mais na música”, explica o vocalista Xandy.

Kubrusly conversa também com os atores da novela para saber como isso impacta a vida deles. “As pessoas me reconhecem na rua e já emendam ‘Ai, ai, ai, ai! Assim você mata o papai!” diverte-se, Marcos Caruso, que vive Leleco na trama. Os versos do Sorriso Maroto ajudaram o personagem Leleco a conquistar a bela Tessália, vivida por Débora Nascimento. “A melodia dá o tom, mostra como o personagem se comporta, no caso, como Leleco vê a Tessália”, completa Débora.

Em comemoração ao centenário de Nelson Rodrigues, o ‘Fantástico’ reexibe alguns episódios da antológica série ‘A Vida Como Ela É’, exibida no programa e dirigida por Daniel Filho em 1996. No primeiro, a atriz Malu Mader dá vida para “A Esbofeteada”, ao lado de Cássio Gabus Mendes e Isabela Garcia. “Me lembro deste episódio. Era a história de uma moça que ouvia a amiga falando que o namorado dela era muito agressivo, que batia nela. Então, ela começa a ficar meio seduzida pela imagem daquele homem agressivo e ciumento”, explica Malu Mader.

No quadro ‘História de Amor’, de Guel Arraes e Jorge Furtado, os atores Daniel de Oliveira e Fernanda de Freitas falam sobre a justiça e o amor. Com exemplos bem-humorados, o casal mostra as diferentes leis que regem as relações amorosas. Para quem acredita na ciência evolutiva, o amor e a lei se encontraram pela primeira vez ainda nas cavernas. Os atores brincam com situações da história e falam do código de Hamurabi, da Grécia Antiga e até passam pela constituição inglesa do século XVIII.

O programa deste domingo também mostra o depoimento de amigos de Anne Frank, a menina judia que se tornou mundialmente famosa com a publicação póstuma de seu diário, onde ela descrevia os horrores do nazismo durante a 2ª Guerra Mundial. Uma das amigas é uma senhora de 83 anos, que vive em São Paulo, e conta como foi o encontro das duas no campo de concentração. E ainda no último episódio de ‘Phantasmagoria’, Tadeu Schmidt e o mágico Kronnus vão a Minas Gerais contar as histórias e lendas de uma mina de ouro desativada.

Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário