sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Conheça a história de "Em Família"


Duas vidas unidas pelos mais fortes laços: o amor e a família. E também marcadas pelos mais desonrados sentimentos: ciúme, culpa e inveja. Uma história de encontros e desencontros que atam e desatam os corações e as vidas dos primos Laerte (Gabriel Braga Nunes) e Helena (Julia Lemmertz). Ele é um jovem talentoso consumido por um amor que se torna uma obsessão pela prima, que é potencializada quando o amigo Virgílio (Humberto Martins) se aproxima dela. Helena sabe que é amada e desejada e, talvez por isso, seja inconsequente em relação ao que seu primo sente.

Uma trama onde não existem vilões ou mocinhos, mas pessoas que erram, amam e perdoam. Manoel Carlos escreve uma crônica da vida real, onde as certezas e as incertezas do coração são constantemente colocadas em prova. Com três fases, indo dos anos 1980 até 2014, Em Família conta a história dessa família e desse amor que começa em Goiás e se desenrola vinte anos depois no charmoso bairro do Leblon no Rio de Janeiro, passando por Viena, na Áustria.

Foi no início dos anos 1980, pelas ruas de casas coloniais e ladeiras de pedra da fictícia cidade de Esperança, no interior de Goiás, que Helena conheceu a força do amor e da posse de Laerte. Uma paixão de infância vivida entre as cachoeiras da pequena cidade e os corredores da casa de seus pais, em Goiânia. Uma ligação selada por um pacto de sangue e por um símbolo – a Fênix - de um amor que sempre renasce, não importa o tempo ou os obstáculos que a vida coloque em seus caminhos.

Para retratar a fictícia cidade de Esperança, onde a trama começa, 120 profissionais deixaram o Rio de Janeiro em direção a Cidade de Goiás (Goiás Velho) e Pirenópolis, em Goiás. A luz única e as cores vibrantes das portas das casas do século XVIII formaram os elementos essenciais pra a composição.

- Começamos a gravar bem cedinho todos os dias para aproveitarmos essa luz incrível que só existe aqui. Fomos presenteados com dias lindos. É um lugar de contrastes maravilhosos - conta Jayme Monjardim, diretor de núcleo.

Pelas ruas do centro histórico

A produção viajou com cinco caminhões de equipamentos, sendo dois deles carregados com mais de 50 araras repletas de roupas. Equipes de figurino, liderada por Marília Carneiro, e de caracterização, comandada por Luiz Ferreira, providenciaram, ao lado da produtora de arte, Lara Tausz, e sua equipe a montagem do grande desfile alegórico pela cidade, que marca as primeiras cenas da novela e a 1ª fase da história de Helena (Julia Dalavia), Laerte (Eike Duarte) e Virgílio (Arthur Aguiar).
 

- É um privilégio quando temos a oportunidade de começar a gravar uma novela em lugar tão lindo e com o clima da equipe como uma grande família mesmo - comenta o diretor-geral Leonardo Nogueira.

A parada consumiu dois dias de gravação e seguiu um percurso de 3km pela rua principal da cidade, passando pela Praça do Coreto e terminando na Praça do Chafariz. Para deixar a locação pronta, Lara Tausz e sua equipe usaram mais de 5km de guirlandas, 8 mil flores de papel crepom, 100 estandartes e bandeiras, dois carros-alegóricos, 50 bois e cavalos montados por peões da região e alas que representavam frutas típicas da região como o pequi.

- Trouxemos muita coisa, mas contamos também com os artistas locais e a população que foram essenciais, sem eles não seria possível retratar com tanta fidelidade - fala Lara.

A cenografia, assinada por Mário Monteiro, também ajudou a transportar o público para essa festa típica do começo dos anos 1980, com um grande parque de diversões, alas e cavalaria. Cenas tradicionais da região que foram registradas pela equipe da novela. A movimentação pelas ruas do centro histórico mobilizou curiosos que pararam para assistir as gravações e tirar fotos com seus ídolos.

Também gravaram em Goiás, Alice Wegmann, Bruna Marquezine, Guilherme Leicam, Nando Rodrigues, Vinícius Mazzola, Luana Marquezine, Giovanna Rispoli, Juliana Araripe, Camila Raffanti, Nelson Baskerville, Oscar Magrini, Jéssica Barbosa, Simone Soares, Marley Danckwardt, Cyria Coentro, Bruno Ahmed, Pedro Bosnich, Duda Meneghetti, Camilla Camargo, Antônio Sabóia, Karize Brum, Guilherme Prates, Gabriela Carneiro da Cunha, Tânia Toko e Henrique Schafer.

Em Família é uma novela de Manoel Carlos, com direção de núcleo de Jayme Monjardim e direção geral de Leonardo Nogueira.

Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário