quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A autora Ingrid Zavarezzi fala sobre a nova "Malhação"


Autora, roteirista e publicitária, Ingrid Zavarezzi assume o roteiro de ‘Malhação’ pela primeira vez, já tendo colaborado em ‘Malhação ID’, e assinado ‘Tal Filho, Tal Pai’ e a série ‘Beijo Me Liga’, do Multishow. Todas as três tramas retratam o universo jovem. Seus primeiros trabalhos na Rede Globo foram como colaboradora em ‘Você Decide’ e ‘Histórias da Noite’ – exibidas no ‘Altas Horas’.  A autora tem um perfil multimídia e é pioneira na criação de perfis de seus personagens na internet, onde ganham vida em redes sociais. A mais recente experiência nesse sentido foi com ‘Tal Filho, Tal Pai’.

Como surgiu a trama principal desta temporada de Malhação e como você a definiria?
A ideia foi do Ajax Camacho. Era um projeto inicialmente denominado ‘Intuição’ para um seriado que contava a história de um jovem com sintomas de paranormalidade e ligado a temas místicos. Quando estava mais maduro, apresentamos para o Mario Marcio Bandarra. Ele achou genial e, na hora, disse que tínhamos que levar esta história para ‘Malhação’.

Como é o seu trabalho com os autores colaboradores?
A equipe de autores é maravilhosa. Os colaboradores são Lúcio Manfredi, Vinicius Vianna, Guilherme Vasconcelos, Cristiane Dantas, Laura Rissin e Júlio Pecly. Rapidamente nos harmonizamos. O Lucio é o meu principal colaborador. Eu já era uma grande admiradora de seus textos. Nós temos as mesmas referências, e o trabalho dele é admirável.

Quais são os principais desafios de escrever uma nova história para uma série que inicia sua 17ª temporada e está há 16 anos no ar? Como manter o público cativo e conquistar as novas gerações, que têm a atenção disputada por diversas mídias?
É um imenso desafio e uma alta responsabilidade. Primeiro, porque é a  atração que abre o horário de dramaturgia. Segundo, porque tem um público muito heterogêneo, composto de diversas gerações. Essas foram algumas das razões que nos levaram a optar por um tema místico. A gente aposta que a questão da paranormalidade e da conexão com “quem eu sou”, “de onde eu vim” e “para onde eu vou” agrade a todas as idades.

Quais são as suas referências para compor este mistério?
Tudo. Livros, filmes, seriados. Philip K. Dick é um autor que eu admiro muito e é meu grande inspirador. Desde pequena, eu sempre gostei de super-heróis, Graphic Novels, ‘Arquivo X’... Eu vejo tudo, escuto todos os estilos de música, converso com todo mundo na rua. O autor tem que ouvir e falar com todos os estilos de pessoas e das mais variadas idades.

Você empresta para seus personagens histórias e experiências particulares? Quais foram as inspirações para os personagens Jefferson e Filipe, por exemplo?
Sim, empresto muito. Convivi com muitos adolescentes na minha casa. Ouvia as histórias, dava conselhos e sempre conversei muito com a minha filha.

O Filipe, que será interpretado por Pedro Tergolina, é inspirado na história de um grande amigo que conheci ainda garota, o Rilder. Ele teve um filho, o Fernando, que, após um câncer nos olhos, acabou perdendo a visão. O Fernando é um menino muito especial, tem uma alegria de viver, e uma simplicidade para encarar os problemas que é impressionante. Sempre quis contar a história dele, que é um exemplo de vida brilhante para os jovens. Por outro lado, é muito importante alertarmos as pessoas sobre a importância da prevenção do câncer ainda em seu estágio inicial.

Com a criação do personagem Jefferson, que será interpretado por Douglas Sampaio, quero mostrar como um menino com uma deficiência consegue se virar morando em uma favela. O Julio Pecly é um dos meus colaboradores. Ele tem uma doença degenerativa e, com 17 anos, foi para a cadeira de rodas. É um homem incrível e conta que o único jeito de não cair em contravenção foi escrevendo. Ele superou sua deficiência através da intelectualidade e de sua dedicação.

A partir destes temas, queremos tratar da conexão entre realidades diferentes. Por exemplo, alguém que tem uma deficiência com alguém que não tem, e mostrar como a tecnologia pode ajudar essas pessoas a superar as dificuldades. Quando tratamos o assunto deficiência, falamos de superação.

Como é a parceria com o Mário Marcio Bandarra?
O Bandarra e o Alvarenga são meus ídolos. Eu sou uma abençoada. Estou trabalhando com um dream team, a equipe é genial. Eu e o Bandarra trabalhamos juntos o tempo todo. Ele participa de todas as etapas da criação da história.

Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário