sábado, 5 de maio de 2012

Daniel Rocha diz que daria beijo gay em novela


Na pele do carinhoso Roniquito de “Avenida Brasil”, o ator de 21 anos explica como tem dado conta de seu primeiro trabalho na Globo

A estreia de Daniel Rocha na televisão se tornou realidade em grande estilo, uma vez que passou a integrar um projeto importante e cobiçado entre novos e experientes atores: a participação em uma novela das nove. Já de cara, o jovem profissional, de 21 anos, tem conquistado o público ao se deparar com um papel desafiante, o aspirante a jogador de futebol que se “descobrirá” homossexual de “Avenida Brasil”.

“No momento eu não posso afirmar nada, se acho que ele é gay ou não. Até o momento ele é um menino simplesmente sensível que tem um amor gigante pelo pai [Diógenes, Otávio Augusto] e pelo ser humano, pelo próximo. Ele sempre é prestativo a tudo, o que é muito interessante”, definiu ele, que diz ainda não conhecer ao certo como será o futuro do personagem que leva aos televisores de todo o país.

Ainda trilhando os primeiros passos de Roniquito, já que a novela estreou no dia 26 de março, Daniel acredita ser difícil seu personagem, que discretamente arrasta asas para Leandro (Thiago Martins), viver o polêmico beijo gay entre homens em uma novela. Mas não vê problemas caso a cena precise ser executada. “Se rolar, sou um ator. Um ator tem que estar disposto a fazer a cena que o personagem faria na hora. Então, não tem problema nenhum. Sem preconceito, faria tranquilamente. Grandes atores já fizeram, que eu os considero incríveis. Heath Ledger em ‘Brokeback [Mountain’], Sean Penn em ‘Milk’. É preciso, é necessário, às vezes. Se for necessário, se o personagem quiser, não tem problema nenhum.”

Muito longe do mote polêmico, Daniel ressaltou o que ele vê de mais importante no personagem, o lado bondoso e nobre. “É um caráter bonito hoje em dia. Acho que as condições que o caráter motiva no personagem são muito boas. São ótimas. E é um caminho que quando eu li e fiquei sabendo [eu pensei]: ‘é muito interessante, sou eu também’. Eu sou parecido em alguns aspectos com ele e não sou eu. É uma construção pessoal minha e não pessoal. Tenho que buscar referências. É bom para o ator quando ele é desafiado a fazer uma coisa que é um pouco diferente dele, mas que tem a ver e mescla sua vida, a sua humanidade com o mundo em volta que o cerca. Acho que isso é maravilhoso e estou fazendo, estou esperando os textos virem e estudando e fazendo a minha parte. Mas não sei o que virá”, disse.

Para dar consistência ao personagem, Daniel usou da paixão pelo cinema para se inspirar. “Como é uma pessoa um pouco mais sensível, comecei a ver filmes russos com atores um pouco mais frios, mas com uma sensibilidade maior. O ‘Talentoso Ripley’, com Matt Damon, que acho que foi uma coisa importante. A minha grande referência, na questão da cumplicidade da amizade dos dois e não na questão da homossexualidade porque não sei o que vai acontecer, assisti à ‘Brokeback Mountain’. A amizade do Heath com o outro ator [Jake Gyllenhaal] para saber aonde chegaria nisso. Uma amizade verdadeira, um carinho pela amizade e os dois fazem isso muito bem. Assisti ao Javier Bardem, ‘Antes do Anoitecer’, e outras coisas que achei que tinha visto para construir um ator um pouco mais amoroso e mais sensível.”

Da bateria de testes para a televisão

Após ter participado de grupos de teatro desde os 16 anos, feito cursos e apresentado mais de cinco peças, Daniel começou a flertar com a televisão no início do ano passado. Com talento a ser explorado, o ator fora convidado a fazer testes para compor o elenco da atual temporada da novela teen “Malhação”.

A produção da Globo achou o trabalho interessante e decidiu o guardar para outro momento. “O [produtor] Luciano Rabelo fez teste para a novela e viu o meu.” Depois de nova avaliação em São Paulo e outra no Rio de Janeiro, esta com a direção e o autor de “Avenida Brasil”, João Emanuel Carneiro, veio a celebrada conquista do papel.

Foi também no período de testes no Rio que Daniel acabou conhecendo quem seria o futuro colega de elenco, Thiago Martins, que também estava passando por testes. “Já ficamos brother, trocamos ideia. Já vimos que dava para ser amigo. A amizade colou. Assim que a gente soube [da aprovação] foi só felicidade. A gente sai junto, já assisti a um show da banda dele [Trio Ternura].”

Feliz por atuar ao lado de nomes como Otávio Augusto e Marcus Caruso, o jovem ator também admira outro artista brasileiro. “Me espelho muito no [Marco] Nanini. Eu sei que ele é dedicado, trabalhou muito, que foi uma coisa sólida. Foi atrás. Eu acredito nisso. Tudo o que eu vejo dele ele tenta se diferenciar em algo.”

Longe das fronteiras do Brasil, astros do cinema também encantam Daniel. “Gosto muito do Marlon Brando, James Dean, que, para mim, são ícones de atores, grandes artistas que existiram. E que hoje em dia eu assisto a Daniel Day-Lewis [ator de “Gangues de Nova York” e “Nine”]. Ele arrebenta em tudo o que faz”, elogiou Daniel, que continua sonhando alto e em contribuir um dia para a sétima arte.

Fonte: QUEM

Um comentário:

  1. assista o filme do começo ao fim daniel vc vai enteder melhor o sewu papel

    ResponderExcluir