quarta-feira, 9 de abril de 2014

"Não roubamos nada", diz canal que vazou "Fantástico"


O vazamento do piloto do novo "Fantástico", que ocorreu na noite da última sexta-feira (04) por intermédio do canal Absurda TV, hospedado no Justin.TV, causou grande repercussão na internet no decorrer deste final de semana.

Todo um trabalho que vinha sendo mantido a sete chaves pela Globo, como formato, cenário, aberturas e trilhas, vazou em um piloto de 45 minutos que foi exibido a partir das 22h desta sexta e que logo foi compartilhado e publicado em outras redes, como o YouTube.

O site NaTelinha conversou com exclusividade com uma das integrantes do canal, que optou por ser chamada apenas como "Daniela". Por questões jurídicas que as declarações a seguir poderiam acarretar, o nome verdadeiro não será divulgado.

Em nome do Absurda TV, Daniela se defendeu das acusações de roubo. "Não roubamos nada", afirmou. No entanto, a integrante também fez suas próprias acusações ligadas aos bastidores da emissora carioca. "Tem funcionário da Globo que tem canal na internet que transmite conteúdo da Globosat em alta definição, inclusive material de pay-per-view, como provas inteiras do Big Brother, festas, e etc.", afirmou.

"Não houve o menor arrependimento, e publicaríamos de novo", garantiu.


Confira na íntegra:

Nesta sexta-feira (04) vazaram, pela Absurda TV, as imagens do piloto do novo "Fantástico", projeto que a Globo guardava a sete chaves para lançamento no dia 27 deste mês. Como este material chegou até vocês?
Uma pessoa chegou pra gente dizendo ter o piloto do Fantástico, mostrou prints, enviou o vídeo e exibimos.

Esta pessoa é ligada à Globo, à concorrência ou algum grupo interessado no vazamento do material?
Não sabemos. Não temos qualquer tipo de informação sobre a pessoa que nos enviou o material. E mesmo que soubéssemos, não falaríamos, já que o Código de Ética do Jornalismo nos guarda esse direito.

Em alguns momentos da exibição do novo "Fantástico" pelo streaming, o canal chegou a computar a audiência de mais de 2 mil pessoas, além da imensa repercussão que se estendeu até o começo deste sábado. Vocês esperavam tamanho público?
Não, 2 mil foram visualizações no Youtube. O máximo de visualizações durante a exibição em streaming foram 120 pessoas. Já tivemos transmissões com números muito acima desses, só a repercussão que foi bem maior.

Como foi tomada a decisão pelas exibições da imagem mesmo sabendo que poderiam ter que responder legalmente por elas?
Nos respaldamos em outros casos de vazamentos que não houve consequências judiciais. Aliás, a Globo deveria ter aprendido com esses outros vazamentos, como no caso de quando vazou o novo logotipo, a nova abertura da Sessão da Tarde e do Vale a Pena Ver de Novo.

A TV Globo é conhecida por, entre outros motivos, seu grande aparato tecnológico e também por suas rigorosas medidas de segurança, inclusive na internet e principalmente com a publicação de vídeos de seus programas em portais como o YouTube. Vocês estão preparados para uma eventual demanda na Justiça?
Olha, se realmente a Globo tivesse grande aparato tecnológico que tanto dizem e essas rigorosas medidas de segurança, o Fantástico não tinha chegado nas nossas mãos, e nem teria vazado o logotipo e as aberturas no ano passado. Acreditamos que essa questão será resolvida internamente.

Acreditam que a Globo tenha problemas internos quanto ao vazamento destas e de outras informações?
Sim. Tem funcionário da Globo que tem canal na internet que transmite conteúdo da Globosat em alta definição, inclusive material de pay-per-view, como provas inteiras do Big Brother, festas, e etc. Além disso, a vulnerabilidade do sistema é o maior dos problemas. Estão procurando onde não há, não foi mídia física que vazou. Se continuar como está, poderá vazar muito mais coisas, não necessariamente nas nossas mãos.

Mas em caso de processo, vocês estão preparados?
Se for necessário, nos respaldaremos. A única coisa que temos medo vindo da Globo é a vinheta do plantão.

Vocês já foram procurados por algum advogado ou emissário da TV Globo?
Em nenhum momento.

Alguns portais classificaram vocês como "Black Blocks" da TV. Vocês concordam com o rótulo que receberam?
Não. Os blacks blocs têm como ideologia promover a anarquia e o caos pelo caos, o que não é o nosso caso. Nunca ganhamos um centavo sequer com as transmissões. Nunca tivemos a intenção de prejudicar a TV Globo de alguma forma, apenas recebemos um material quente e exibimos.

Qual é a reação do grupo em relação às diversas acusações que têm surgido, inclusive a de que teriam roubado o material de dentro de um carro?
Com total espanto. Não furtamos nada, não roubamos nada, eu nem sei onde fica a Globo lá no Jardim Botânico, é muito longe da minha casa, e o Projac é muito longe da civilização. Não aceitamos sermos comparados com criminosos. É uma teoria muito conspiratória achar que uma quadrilha pararia um carro da Globo só pra roubar um DVD ou pendrive com um piloto do Fantástico que, convenhamos, ficou muito ruim. Os maiores problemas da Globo estão dentro dela.

Houve arrependimento pela veiculação do vídeo? Caso houvesse a disponibilização de um segundo a ser publicado, da Globo ou de outra emissora que fosse, vocês repetiriam o feito?

Não houve o menor arrependimento, e publicaríamos de novo. Se o piloto do Jornal Hoje caísse no nosso colo, vazaríamos sem dó. A repercussão de público e crítica mostrou que fizemos a coisa certa.

Qual mensagem que a Absurda tem para deixar aos internautas que já acompanhavam os vídeos antes da polêmica com o "Fantástico" e aos que passaram a acompanhar após ela?
Acompanhe a @revistaabsurda e a @absurdatv que vem muito mais por aí.

Fonte: Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário