quinta-feira, 7 de julho de 2011

Aguinaldo Silva desiste de sua “Master Class”


Magoado, após ser processado por um ex-aluno, o novelista global resolveu cancelar futuras edições de sua “Master Class”, uma oficina para novos roteiristas que até então havia sido realizada em duas oportunidades. Cinco alunos da primeira edição serão colaboradores do autor em “Fina Estampa”, próxima novela das 9 e quatro deles, formados na segunda edição, trabalharam no seriado “Lara com Z”.

A “Master Class” era considerada o “pulo do gato”, a grande oportunidade para jovens roteiristas que aspiravam chegar a uma grande emissora de TV.

Abaixo, a transcrição do comunicado:

“Minha mãe, dona Maria do Carmo Ferreira, sempre que desejava enfatizar uma decisão por ela tomada, afirmava: “enquanto vida eu tiver nunca mais farei tal coisa”. Eu usei essa expressão típica da minha mãe poucas vezes, ao longo da minha vida, quando tive que fortalecer algumas de minhas juras. Uma delas foi em priscas eras, quando um amigo me pediu pra ser seu fiador, deu um golpe na praça e se escafedeu sabe Deus pra onde, me deixando cheio de dívidas; eu as paguei todas, mas depois jurei que nunca mais seria fiador ou avalista de quem quer que fosse… E nunca deixei de cumprir a minha jura.

E outra vai ser agora: enquanto vida eu tiver, nunca mais farei outra master class, mas nem pelo caraças – nem que os alunos resolvam me pagar uma fortuna.

Porque as duas primeiras eu fiz de graça… E ainda consegui que TODOS os alunos da primeira fossem pagos pela Rede Globo, e cinco deles (eram quinze no total) acabassem contratados pela emissora… Também consegui que quatro alunos da segunda master fossem contratados pela Globo e estreassem nela como roteiristas em “Lara Com Z”… E a paga que tive por isso foi uma queixa crime feita à polícia por um ex-aluno, que, depois de ocupar mais espaço do que merecia na sessão de comentários do antigo blogão, só porque eu tentei chamá-lo à razão, resolveu me levar às barras dos tribunais e me processar por “difamação e injúria”. Sim, fiquei magoado com isso, porque a ingratidão magoa. E é pra evitar futuras mágoas desse tipo que agora repito:

nunca mais, enquanto vida eu tiver, darei tanto de mim pra receber tão pouco, e ainda mais em forma de ofensa.

Assim, aos que aqui entram ainda alimentando a esperança de que serão escolhidos para uma futura master eu informo: podem tirar vossos pôneis da chuva. Essa ovelha tresmalhada que resolveu pagar dessa forma o bem que lhe fiz provou de uma vez por todas que o esforço não vale a pena.”

Apesar da decisão, o autor disse que o concurso de roteiros de cinema que ele havia anunciado anteriormente será mantido e que as regras serão divulgadas em seu site no mês de agosto.

Um comentário:

  1. Eu acho uma pena isso ter chegado ou fim dessa maneira,pois o meu sonho era participar.

    ResponderExcluir