sábado, 13 de agosto de 2011

Jornal da Globo lança série sobre construção civil



Christiane Pelajo percorreu seis estados para mostrar a situação do mercado imobiliário e da construção civil no país

Nesta segunda-feira, dia 15, estreia no ‘Jornal da Globo’ a série “Em Obras”. Em cinco matérias, de segunda a sexta, a jornalista Christiane Pelajo mostrará o atual cenário do mercado imobiliário e da construção civil, que teve uma grande valorização nos últimos anos. No primeiro semestre de 2011, o crédito imobiliário bateu recorde e registrou alta de 55% em relação ao mesmo período em 2010. Os preços dos imóveis também não ficaram para trás, nos últimos 12 meses subiram 43% no Rio de Janeiro, 27% em Belo Horizonte, 29% em São Paulo e 15% em Fortaleza. “O super aquecimento desta área se deve a vários fatores. A Copa e as Olimpíadas são apenas dois deles. Vamos abordar estes motivos na nossa série”, diz Pelajo.

Na matéria de estreia, Pelajo vai mostrar esse ‘boom’ no mercado imobiliário que desde 2008 vive a euforia de vendas de imóveis, sem paralelo na história. A jornalista fez reportagens e entrevistas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Londrina. Em cada localidade será apresentada uma peculiaridade. Em Porto Alegre, por exemplo, as casas estão sendo demolidas para dar lugar a prédios, evidenciando a tendência de verticalização do país.

A  Copa do Mundo e Olimpíadas também estão contribuindo para o aquecimento do setor. Um dos exemplos é Cuiabá, que depois da confirmação de cidade sede, virou um canteiro de obras e está se preparando para receber os turistas. Na Chapada dos Guimarães, que fica a 60km da capital, a expectativa é dobrar o número de visitantes até 2014.

Durante toda a semana, Pelajo irá apresentar reportagens explicando como funciona o crédito imobiliário, os fatores que contribuem para a valorização dos imóveis, as consquências para o mercado, e a questão: Será que vivemos uma bolha imobiliária?

Ainda haverá a participação da correspondente em Nova York, Elaine Bast, que falará da crise americana, de 2008, que começou com o super aquecimento do mercado imobiliário.

Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário