sexta-feira, 15 de julho de 2011

A volta das "lobas" na TV


Três estreias - ou reestreias - da TV chamam a atenção esses dias: "O Astro", na Rede Globo, "Roque Santeiro" e "Desejo", no Canal Viva. Em todas elas, mulheres maduras seduzem rapazes mais jovens - uma prática comum no universo das novelas há décadas.

"Desejo", minissérie de 1990, conta uma trágica história de crime passional, apoiada exatamente nessa situação: uma mulher madura apaixonada por um homem mais novo.  
O triângulo amoroso de "Desejo": Guilherme Fontes, Vera Fischer e Tarcísio Meira

Ana de Assis (Vera Fischer), casada com o escritor Euclides da Cunha - autor do livro "Os Sertões" -, sofre com a ausência do marido, que viaja constantemente, para cobrir a Guerra de Canudos, que se desenrolava no interior da Bahia no final do século 19.
Solitária, Ana se envolve com o jovem militar Dilermando (Guilherme Fontes). O romance dura alguns anos, mas em 1909, Euclides (interpretado por Tarcísio Meira) descobre tudo e decide lavar a honra com sangue. Armado, procura Dilermando, mas acaba morto pelo rapaz.

Depois de ser absolvido na Justiça, Dilermando casa-se com Ana. Mas sete anos depois, a tragédia volta ao palco. Euclides da Cunha Filho (Marcelo Serrado) tenta vingar a morte do pai e também termina morto por Dilermando. Novamente o militar é absolvido.

Em meio a tudo isso, Ana continua casada com o homem que assassinou seu primeiro marido e seu próprio filho. O mais espantoso é o fato de ser uma história real, ocorrida há mais de cem anos. A minissérie foi exibida pelo Canal Viva em novembro de 2010, e agora retorna a partir desta segunda-feira (18), às 23h15.

VERA FISCHER


A intérprete de Ana de Assis na ficção, Vera Fischer, viveu outras mulheres que se envolvem com homens mais jovens. Em "Laços de Família" (2000), ela foi Helena, que se apaixonava por Edu (Reynaldo Gianecchini). E em "Mandala" (1987), inspirada na tragédia grega de Sófocles, ela encarnou Jocasta.

Jocasta se envolve - no início, sem saber - com seu próprio filho, Édipo (Felipe Camargo). Seguindo a tragédia grega original, Édipo mata seu pai, Laio (Perry Salles), e ex-marido de Jocasta. Na vida real, curiosamente, Vera Fischer - até então casada com Perry Salles - se separou do marido e se casou com Felipe Camargo.

REGINA DUARTE


Além de "Desejo", o Canal Viva estreia também nesta segunda-feira (18), à 00h15, a reprise da novela "Roque Santeiro" (1985). Uma das protagonistas é Regina Duarte, no papel da explosiva Viúva Porcina. Apesar de ligada a Sinhozinho Malta (Lima Duarte), Porcina também gosta de homens mais novos - e tem um caso rápido com Roberto Mathias (Fábio Jr.).

Enquanto Porcina volta ao ar no Viva, na Globo Regina Duarte acaba de estrear o remake "O Astro", onde encarna Clô, casada com Salomão (Daniel Filho). O casamento está falindo, e Clô se envolverá também com um garotão - Felipe (Henri Castelli). Trinta anos separam os intérpretes e seus personagens: Regina tem 63, e Henri está com 33 anos.

BEATRIZ SEGALL


Ao mesmo tempo em que essas mulheres enxutas aparecem no vídeo, outras saem de cena. Também no Canal Viva, encerram-se duas reprises com Beatriz Segall no posto de sedutora de rapazes. Na minissérie "AEIO... Urca" (1990) ela foi a Condessa Sofia Mark, que tinha um caso com Justino (Marcos Paulo).

E, em "Vale Tudo" (1988), a atriz interpretou Odete Roitman, que dispensa apresentações. A vilã teve vários namorados mais moços, terminando com César Ribeiro (Carlos Alberto Riccelli), que acabou destruindo o coração de Odete.

Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário