sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Globo desiste de produzir série em Londres


Em projeto desde 2009, a Globo decidiu suspender, ao menos temporariamente, a produção de "Brazucas", série que seria totalmente gravada em Londres.

Vários detalhes, como a sinopse e a direção já estavam escolhidos, mas a emissora optou por voltar atrás após não conseguir fechar um acordo com a Ancine que viabilizaria a produção.

A história iria focar no cotidiano de brasileiros que vivem na Inglaterra. Um "playboy" e um "motoboy" seriam os protagonistas. O "playboy", vindo de família rica, perde a mesada do pai e passará a depender da ajuda do motoboy para sobreviver na capital londrina. Toda a sinopse é assinada por Henrique Goldman.

"Brazucas" esteve próxima de sair do papel quando a Ancine, em junho deste ano, liberou, uma alta quantia para que a produção fosse iniciada. A Globo entraria com a parte restante.Todavia, exigências recentes feitas pela Ancine fizeram com que o projeto deixasse de ser viável à emissora. A exigência de que a produção fosse independente, por exemplo, foi uma das que mais prejudicou a equipe que lutava pela viabilização da história, afinal estava acertado que a produtora O2, de Fernando Meirelles, ficaria responsável por produzi-la.

Outro ponto que também foi decisivo nas negociações foi o pouco prazo que a Globo teria de domínio dos direitos de "Brazucas". Caso ainda assim a produção deixasse de ser feita pela O2 e se tornasse independente, outra regra da Ancine esbarraria nos interesses dos produtores. Pelas normas da instituição, recursos de incentivos fiscais atrelados a uma emissora de TV resultam em direitos patrimoniais garantidos à produtora de forma permanente. A Globo teria domínio de "Brazucas" por apenas cinco anos, não podendo comercializá-la ou relançá-la após este período. Como o investimento do canal estaria orçado em R$ 3 milhões, os seus diretores lutavam por um prazo maior, de aproximadamente dez anos.

Com informações de Daniel Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário