Em função da rápida proliferação na
abrangência da TV paga, o Ibope não ficou parado e já está correndo para
entregar uma maior amostragem no número de casas para contabilização da
audiência.
A partir do próximo dia 22, o instituto vai
expandir sua aferição em televisão por assinatura de nove para 15 regiões.
Agora, a amostragem passa a contabilizar 30 milhões de pessoas, um salto de 36%
se compararmos com a atual medição.
De acordo com informações da coluna
"Outro Canal", a ampliação não terá custo algum para os clientes. As
novas regiões que vão fazer parte da nova medição são: Goiânia, Vitória, Belém,
Recife, Fortaleza e Manaus. A atual aferição têm dados de São Paulo, Rio de
Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Porto Alegre, Salvador e Curitiba.
O aumento no número de praças na medição da
televisão por assinatura pode impactar nos números dos canais pagos e abertos,
já que agora eles passam a fazer parte da pesquisa de regiões como Amazonas,
que figura entre os cincos estados com maior penetração de TV paga no Brasil.
Para o Ibope, essa mudança é significativa. A
última mexida feita foi em 2012, quando a pesquisa do segmento teve apenas uma
praça a mais como aumento: de oito para nove.
Fonte: Na Telinha
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