Autores dos grandes sucessos "Paraíso Tropical" e "Celebridade", Gilberto Braga e Ricardo Linhares estão de volta nesta segunda-feira (17) na autoria da nova novela das nove "Insensato Coração".
Com uma mistura de suspense, drama e romance, a substituta de "Passione" segue todos os ingredientes de um tradicional folhetim com o curioso fato da história de todos os personagens estarem ligados às relações familiares. Disputas entre irmãos, filhos problemáticos, pais irresponsáveis e traições são alguns dos temas a serem abordados no decorrer dos próximos oito meses.
Em "Insensato Coração", tudo começa com uma viagem de avião do Rio de Janeiro a Florianópolis. Um dos passageiros anuncia o sequestro da aeronave e Pedro (Eriberto Leão) se manifesta com o intuito de impedir que o iminente acidente se concretize. Marina (Paola Oliveira) também age para ajudar o rapaz, começando neste ínterim uma troca de olhares e o início de uma paixão.
O começo da relação de Pedro e Marina poderia vir a se tornar um namoro se uma notícia não arrasasse os dois assim que chegassem a Florianópolis. Pedro é noivo de Luciana (Fernanda Machado), antiga amiga de Marina dos tempos de estudo e madrinha do casamento dos dois. A distância e o cotidiano tornaram os dois velhos conhecidos, porém apenas de lembranças, recordações e histórias contadas, mas nunca pessoalmente.
A história
Com os relacionamentos familiares interligando todos os personagens de "Insensato Coração", pode-se dizer que o cotidiano de Raul (Antonio Fagundes) e Wanda (Natália do Vale) é apenas mais um dentre vários exemplos. O casal enfrenta uma fase desgastante e só se mantém junto por comodidade e por aparências, embora ainda haja um pouco romantismo e atração entre eles.
O dia a dia de Raul e Wanda se torna ainda mais complicado quando o irmão de Raul, Umberto (José Wilker), reaparece. Umberto teria roubado a parte da herança dos pais que pertencia a Raul. Essa discussão também envolve Wanda, o que deixa seu marido inseguro.
Os desentendimentos de Raul e Wanda não são recentes e alguns deles começaram na criação dos filhos Pedro e Léo (Gabriel Braga Nunes). Pedro é correto, educado, trabalha, tem ética e segue o caminho do pai. Mas Léo teve uma criação diferente, sendo protegido e mimado pela mãe. Essa proteção lhe tornou um homem que prefere alcançar o sucesso pelo caminho mais fácil e sem grandes esforços.
O tratamento que Wanda concede a Léo, com todos os mimos e proteções que uma mãe pode dar a um filho, foi um dos principais motivos para o desgaste do casamento com Raul. Ele, diferente da esposa, nunca aceitou os erros cometidos pelo rapaz quando ainda criança e por isso perdeu a confiança no filho - confiança esta que Pedro tem de sobra. Essa diferença alimentou a inveja de Léo a Pedro.
Paralelo aos dramas de Florianópolis, no Rio de Janeiro vive Vitória (Nathalia Thimberg), uma executiva que comanda uma rede de shoppings pelo Brasil. Vitória é uma mulher firme mesmo diante das baixas que a vida lhe proporcionou, como a perda de seu marido - motivo que a levou para os negócios - e de seus filhos. Diante disso, toda a atenção dela é voltada para as netas Marina e Bibi (Maria Clara Gueiros).
Marina deixou a Itália para morar no Rio de Janeiro, inicialmente na casa da avó. Na cidade carioca ela pretende inaugurar um escritório de design e por isso contará com os serviços de André Gurgel (Lázaro Ramos), especialista na área. Já Bibi vive em seu próprio apartamento e sustenta o pai Milton (José de Abreu), um homem preguiçoso e que sempre gostou de viver do bom e do melhor.
Retornando a Florianópolis, Norma Pimentel (Glória Pires) é uma viúva que se dedica à enfermagem e ao cuidado de idosos. Simples e sem grandes aspirações, ela terá seus valores colocados em xeque quando conhece Léo e suas artimanhas milionárias.
Ainda no Rio de Janeiro vive Jonas Brito (Tuca Andrada), antigo segurança da família de Vitória e que passou um período na prisão após ser acusado e condenado pela facilitação de um roubo de joias na casa da patroa. Após obter a liberdade, ele se vê frustrado, sem família e dignidade. A união desses fatores faz com que Jonas alimente um sentimento de vingança. Descontrolado, ele decide sequestrar o avião no qual Marina e Bibi estão rumo a Florianópolis, fato que simboliza o fio condutor da novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares.
Com um tom de comédia, o núcleo do Bar do Gabino (Guilherme Piva) irá amenizar os dramas vividos em Florianópolis e no Rio de Janeiro. Lá os vizinhos e amigos se reunirão para ouvir uma boa música e apreciar petiscos. Fabíola (Roberta Rodrigues), funcionária do bar, atende os clientes das duas formas: tanto cantando, nos momentos de distração do patrão, como na cozinha.
Ainda falando de situações cômicas não se pode deixar de citar Natalie Lamour (Deborah Secco). Ela foi a segunda colocada no reality "Volúpia da Montanha", encerrado há três anos, e assim como ocorre na vida real, recorre a todos os métodos para se manter na mídia e para isso frequenta clínicas de estética, academias e é presença garantida em eventos badalados.
Embora se manter no mundo da fama seja difícil - e conseguir dinheiro com ele mais ainda - Natalie não desiste. Além dos holofotes, ela também aspira a um marido milionário como André, funcionário de Marina.
Produção
A produção de "Insensato Coração" se diferenciou das outras novelas das nove da Globo. Em vez de gravações no exterior, como havia ocorrido em "Passione", "Viver a Vida" e "Caminho das Índias", ou de tomadas em São Paulo, como foi o caso de "A Favorita", o folhetim de Gilberto Braga e Ricardo Linhares foi a Florianópolis para gravar as cenas dos sessenta capítulos iniciais. Florianópolis não era palco de um folhetim global desde 2004, em "Como Uma Onda", de Walther Negrão.
Além da fuga do eixo Rio-São Paulo e Europa, "Insensato Coração" conta com outras inovações. A maior delas é o avião-cenário, aquisição recente da Globo para facilitar os trabalhos nos quais sejam necessários o uso do avião. O tamanho é equivalente ao de uma aeronave real e é totalmente adaptado para receber câmeras e outros equipamentos de filmagem.
Ainda acerca da produção, "Insensato Coração" tem duas cidades cenográficas, ambas localizadas no Projac. O bairro do Horto foi reproduzido e será o ambiente no qual Natalie irá passar maior parte do tempo e onde Gabino terá seu bar. Já a segunda cidade abriga o shopping center do grupo Drumond e a boate Barão da Gamboa.
Por ser um projeto de grande complexidade, a Globo usou efeitos especiais para a construção do shopping. Uma das adaptações feitas foi a da torre do centro comercial, que na telinha aparecerá com quarenta andares quando na verdade não passa de uma maquete de apenas dois metros de altura.
Fonte: na Telinha






Boa estraia. Mas o que é aquilo de imobilizar o terrorista com uma faquinha de lanche contra o calcanhar (tendão) do "terrorista"!!! E que coisa sem sentido um beijo em meio a tanto desespero dentro do avião!!!
ResponderExcluirAssim fica difícil acreditar na novela.
Parece que consideram o telespectador um grande idiota.
Alfeu,
ResponderExcluirTambém notei esses exageros...
Principalmente o beijo no meio daquele estresse todo...
Outra coisa que acho que não colou foi novela ambientada em Florianópolis. O litoral é tão parecido com o do Rio de Janeiro que nem deu para notar diferenças...