O Ibope não deverá aumentar tão cedo a
amostragem da medição de audiência na televisão.
Conforme noticiado recentemente, o instituto
apresentou às emissoras e agências de publicidade um projeto que visava reduzir
a margem de erro dos dados das pesquisas, aumentando as amostragens. Mas os
clientes acharam o custo muito alto para isso.
Atualmente, o Ibope afere audiência de TV em
4500 domicílios no Brasil, e fatura cerca de R$ 90 milhões por ano.
Uma das propostas da empresa era aumentar a
amostragem para cerca de 7900 residências, com um custo adicional de R$ 26
milhões, que seria dividido entre os clientes.
A proposta de aumentar a medição de audiência
é um pedido antigo, que ganhou força com a possível chegada do instituto alemão
GFK ao país, que pretende entrar no mercado medindo 8000 domicílios com um
orçamento de R$ 50 milhões por ano.
Segundo informações da coluna "Outro
Canal", os canais de TV acham que o Ibope está pedindo muito dinheiro para
melhorar a medição da TV.
Procurado, o instituto informa que o aumento
foi postergado a pedido dos clientes.
Fonte: Na Telinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário