quinta-feira, 13 de março de 2014

As novelas que fracassaram na audiência


Em 2008 Miguel Falabella escreveu a trama de 'Negócio da China', uma história jovem que pretendia atrair o público que desligava a TV depois de 'Malhação'. A estratégia não deu certo e a novela ganhou o título de pior índice de audiência no horário das 18hs, fechando com média de 20 pontos. O triângulo amoroso formado por Lívia, vivida por Grazi Massafera, pelo português João, interpretado por Ricardo Pereira e pelo personagem de Fábio Assunção, Heitor, terminou rapidamente Assunção precisou sair da novela para se internar em uma clínica de reabilitação. Resultado: fracasso total.


A novela de Lícia Manzo, 'A Vida da Gente' terminou com média geral de 22 pontos, a pior desde 2008. Exibida no horário das 18hs em 2011, a trama, que contava a história das irmãs Ana e Manuela e um triângulo amoroso com seu irmão de criação Rodrigo, teve o pior índice desde 'Negócio da China'. O baixo ibope da novela que tinha como protagonistas Fernanda Vasconcellos, Rafael Cardoso e Marjorie Estiano, foi posteriormente superado pelas sucessoras 'Amor Eterno Amor' e 'Lado a Lado'. menos
    

Exibida em 2012, a novela 'Amor Eterno Amor', de Elizabeth Jhin, teve a pior média de audiência já registrada para o horário até o décimo capítulo: pouco mais de 21 pontos. O tema espiritualista que moveu a trama, que tinha como protagonistas Letícia Persiles e Gabriel Braga Nunes chegou ao final com uma média de 24 pontos na faixa das 18hs. O último capítulo da trama registrou 26,7 pontos, com pico de 29.
   

A sucessora de 'Amor Eterno Amor', 'Lado a Lado' também não foi bem sucedida no quesito recuperar a audiência do horário. A trama escrita por Claudia Lage e João Ximenes Braga foi exibida em 2012 e estreou com 18 pontos, a pior estreia de uma novela das 18hs registrada na Globo. Apesar de ter tido grande prestígio na mídia, a história de Laura e Isabel, vividas respectivamente por Marjorie Estiano e Camila Pitanga, teve um dos piores índices de audiência da história do horário, fechando com média de 18,3 pontos. menos
   

A atual novela das 19hs, 'Além do Horizonte' começou mal e chegou à alarmante marca de 15 pontos no ibope em diversas ocasiões no ano passado. Nas últimas semanas, algumas mudanças no texto da trama alavancaram a audiência que chegou a marcar 25 pontos, a maior até agora. Mesmo assim, a novela tende a terminar com uma das piores médias do horário das 19hs desde 'Guerra dos Sexos'.
    

Exibida em 2010, 'Tempos Modernos' fechou com 24 pontos de média de audiência no horário das 19hs. A história do empresário Leal, vivido por Antônio Fagundes, seu computador Frank e suas três filhas não agradou como se esperava. Apesar das diversas tentativas de mudanças no enredo para salvar a trama, a novela acabou como uma das piores médias de audiência nos últimos 10 anos.
    

'Três Irmãs', de 2008, fechou com 24 pontos de média no horário das 19hs. A história da irmãs vividas por Cláudia Abreu, Giovanna Antonelli e Carolina Dieckmann, escrita por Antônio Calmon foi outro fracasso no horário. A novela, que teve complicações para a escalação do elenco desde sua pré-produção, foi a última do autor na Globo.
    

O remake de 'Guerra dos Sexos', exibido em 2012, terminou com 23 pontos na média de audiência, menor audiência da história do horário das 19hs até hoje. Mesmo com o elenco estrelado que contava com Glória Pires, Reynaldo Gianecchini, Mariana Ximenes, Edson Celulari, Luana Piovani, Tony Ramos e Irene Ravache, a novela não emplacou.
   

É de 'Salve Jorge' o atual título de pior audiência de todos os tempos na faixa das 21hs. A novela de Glória Perez marcou míseros 34 pontos de média. Exibida entre outubro de 2012 e maio de 2013, a trama foi muito criticada por seus erros de continuidade. A melhor audiência da novela foi em seu último capítulo, quando a trama alcançou 46 pontos. Ainda assim, 'Salve Jorge' não chegou nem perto dos 52 pontos da antecessora 'Avenida Brasil'.
  
 
Antes de 'Salve Jorge', era de 'Passione' o título de pior audiência da década no horário das 21hs. A novela de Silvio de Abreu, exibida em 2010, terminou com média de 35 pontos de audiência. A trama, que tratava de relações familiares e tinha no elenco nomes como Fernanda Montenegro, Tony Ramos, Carolina Dieckmann, Rodrigo Lombardi, Reynaldo Gianecchini e Mariana Ximenes começou bem. O primeiro capítulo teve picos de 40 pontos, mas já no segundo a queda foi acentuada e a novela marcou apenas 33 pontos. menos
    

'Viver a Vida' terminou com média geral 36 no horário das 21hs. A Helena de Manoel Carlos, vivida por Taís Araújo, não conquistou o público. E a história de amor entre ela e Marcos, vivido por José Mayer, também não convenceu. A trama não esquentou e o resultado disso foi a baixa audiência. Os personagens secundários, como os gêmeos Miguel e Jorge vividos pos Mateus Solano, ofuscaram os protagonistas. E a novela de 2009 teve um dos piores ibopes de toda a história das novelas das 21h da emissora. menos
    

A novela de Gilberto Braga, 'Insensato Coração', também foi fracasso de audiência no horário das 21hs. Exibida em 2011, a novela que foi a primeira 'novela das oito' a ser chamada oficialmente de 'novela das nove', teve média 36 pontos de audiência. O autor até tentou usar o recurso de matar personagens para movimentar a trama e criar conflitos, mas não conseguiu alavancar a novela que contava a história dos irmãos Pedro e Léo, vividos por Eriberto Leão e Gabriel Braga Nunes.

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário