segunda-feira, 24 de março de 2014

Justiça condena Paulo Henrique Amorim a indenizar a diretor


A 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve a decisão de condenar o jornalista Paulo Henrique Amorim, da Record, em pagar uma indenização para o diretor de jornalismo e esporte da Rede Globo, Ali Kamel.

Esta é a segunda vez que Ali vence uma ação contra o apresentador do "Domingo Espetacular". Na primeira ação, Paulo Henrique Amorim recorreu ao Supremo Tribunal Federal e não venceu, tendo que pagar 30 mil reais para o diretor.

Já nesta segunda, o valor será maior: Paulo terá que pagar 50 mil reais por continuar chamando Kamel de racista. Todo este problema existe por causa do livro "Nós não somos racistas", escrito pelo jornalista, onde ele diz que o diretor da Globo tem preconceito racial.

Quando comentou a primeira ação, Ali disse que esperava que Paulo Henrique parasse com as ofensas, o que não aconteceu. Em seu blog e até em algumas entrevistas, o jornalista continuou o chamando de racista.

Na condenação, o juiz Rossidelio Lopes da Fonte entendeu que além de levar os leitores de seu blog e do seu livro a entenderem que Kamel é racista, Amorim "fez de seu passatempo quase diário perseguir o autor com publicações demasiadamente ofensivas e desrespeitosas, que certamente estão longe de serem críticas de cunho jornalístico ou exercício legítimo do direito de livre manifestação de pensamento assegurado pela Constituição Federal".

O jornalista e apresentador da Record ainda pode recorrer da decisão no Supremo Tribunal Federal, em última instância, o que deverá fazer.

Fonte: Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário