quinta-feira, 20 de março de 2014

Comentário de Angela gera polêmica entre soropositivos


Confinados há mais de dois meses, os brothers esquecem das câmeras e não tem noção do tamanho da repercussão que seus comentários podem ter fora da casa. Desta vez, Angela foi a autora de uma infeliz declaração a respeito dos portadores de HIV, que se revoltaram e fizeram um abaixo assinado pedindo a retratação da Rede Globo, além de sugerirem a expulsão da sister do programa.

Numa conversa com os demais brothers, Cássio explicou uma teoria que aprendeu sabe-se lá onde: "Se o homem gastasse cerca de três vezes mais o que ele gasta com remédios para a aids, em 40 anos acabava a aids no mundo. Ninguém pegaria mais e as pessoas que já tem ficariam mais velhas, não duram mais de 40 anos muitas vezes, falecem e a aids acaba". Angela então soltou a pérola: "Vamos matar todo mundo", e continuou: "O que mais me dá raiva é saber que a aids surgiu do macaco e teve um idiota que foi transar com um macaco".

O comentário da advogada causou um reboliço entre os soropositivos e militantes que lutam contra o preconceito que envolve a pandemia do HIV. "O mínimo que a Globo tem de fazer para reparar esse absurdo é expulsar essa participante do programa. É justamente por causa de pessoas assim que temos um trabalho enorme de conscientização e prevenção", afirmou Silvia Almeida, ativista do Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas, em entrevista à Revista Fórum.

Uma petição pública foi lançada pelo Movimento Social de Aids/HIV à Roberto Irineu Marinho, Presidente das Organizações Globo, exigindo uma retratação imediata da emissora.

Manifestação oficial - Também indignado com os comentários dos brothers, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, órgão que gerencia as políticas públicas do setor, divulgou nota em seu portal repudiando os comentários do programa e exigindo providências. Confira o comunicado na íntegra:

"O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais lamenta a forma preconceituosa e desinformada com que a aids foi tratada pelos participantes do Programa BBB 14, da Rede Globo. O Brasil que tem compromisso histórico na luta contra a AIDS pautado no direito ao acesso universal aos serviços de saúde e nos direitos humanos, não pode tolerar o ataque às pessoas vivendo com HIV.

São estimadas que cerca de 170 mil pessoas em todo país vivam com HIV, sendo elas de todas as classes sociais, da maioria das cidades e comunidades do país, e brasileiros, que como todos os portadores de doenças no País, têm direito constitucional e legal a serviços públicos de qualidade para a melhoria de sua condição de vida e saúde.

Há hoje conhecimento científico suficiente para entender o HIV como uma doença transmissível e controlável. O Brasil tem um serviços de ponta em prevenção e tratamento, organizado para e com a participação das pessoas vivendo com HIV, que têm sido parte fundamental dos atores chaves para o controle da disseminação da epidemia no país.

Solicitamos ainda que a questão da prevenção da aids seja colocada em pauta pela produção do programa de uma forma adequada para que possa prestar um serviço de utilidade pública, não só para os telespectadores como também para os próprios participantes. Dessa forma, lamentamos o episódio que foi ao ar dia 14 de março, ao mesmo tempo que colocamo-nos à disposição para ajudar no esclarecimento das dúvidas que possam surgir neste tema."

Com informações do Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário