sexta-feira, 31 de outubro de 2014

‘O comendador José Alfredo sou eu’, assume autor


Aguinaldo Silva escreveu um texto interessante em seu site pessoal. Na publicação, o novelista relatou que foi abordado por um garçom de uma churrascaria, que o perguntou se o protagonista de “Império” existia, pois “ele é verdadeiro demais”. O questionamento fez com que o autor fizesse uma análise sobre a criação de José Alfredo (Alexandre Nero), o autor concluiu: “Sim, o comendador José Alfredo Medeiros sou eu…”

Aguinaldo relembrou o momento em que decidiu: “quero que ele seja como eu: tenha os cabelos brancos e eriçados e só se vista de preto”. A partir, de acordo com o novelista, ele foi acrescentando ao personagem outras características dele.

“O hábito de acordar cedo; a mania de arrumar meticulosamente a própria cama antes de sair do quarto; o prazer de preparar o próprio café da manhã e depois degustá-lo numa boa, sozinho, antes que os outros acordem; os rompantes que podem se tornar violentos e assustadores esporros (não se enganem com este meu sorriso bobo); a determinação e a vontade de fazer bem as coisas, a voracidade e o prazer de ser o melhor e o primeiro, de nunca se conformar com o trivial, de reger a própria vida sem medo de cometer os maiores erros… E de achar que não vai morrer nunca, e que por isso pode fazer planos para os próximos duzentos anos.”

No entanto, Aguinaldo afirma que também agregou características de outras pessoas, sobre os quais “não revela” nada. “Como todo bom personagem, é multifacetado, e é também vários outros. E são estes os que eu não revelo. É claro que já conheci várias criaturas reais parecidas com ele. De cada uma delas, assim como de mim, tirei um pouco e acrescentei ao Imperador dos Diamantes.” Ele ainda acrescentou que todos os personagens masculinos que criou passaram pelo mesmo processo: “Sim, cada um deles teve um pouco de mim… E todos tiveram muito de outros.”

O autor global aproveitou para elogiar o belíssimo trabalho de Nero. “E é claro que o ator, que deu carne e corpo a ele, acrescentou outros detalhes… E o tornou um personagem inesquecível.”

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário